Balneário Camboriú – A pesquisa mercadológica realizada pelo departamento de Planejamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Sectur – de Balneário Camboriú durante o ano de 2010 apontou nesta semana que, de 5.751 pessoas entrevistadas nas ruas, apenas 15 não conheceram os atrativos turísticos da cidade e outras 13, não manifestaram opiniões. Nada menos do que 51,73% delas avaliaram os atrativos como ótimos e 44,60% qualificaram como bons. Sem dúvida, a maioria delas conheceu dois dos grandes potenciais turísticos do município, e que não podem ficar de fora do passeio pela região: o Complexo Turístico Cristo Luz e o Parque Unipraias Camboriú.
Reconhecidos internacionalmente, o único bondinho aéreo que une duas praias na América do Sul e o monumento que expressa a religiosidade e a fé da comunidade local, mostram belezas formidáveis à alturas estonteantes. Mas além da paisagem inigualável que cada um oferece, não se pode deixar de citar a infraestrutura de qualidade.
Além de encontrar um monumento de 33 metros de altura (apenas cinco a menos que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro), os visitantes que passam pelo complexo Cristo Luz se deslumbram com as luzes que iluminam a imagem e ficam acesas durante toda a noite. Mas não é somente pela beleza visível, vista mesmo de longe ou em fotografias, que o local é apreciado pelos turistas – há muito mais, como por exemplo, restaurante, bar, lanchonete, lojas de souvenir, estúdio fotográfico e uma gruta em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.
No lugar ainda existe o Memorial Balneário Camboriú e o Memorial de Artes Sacras. No primeiro é possível ver lindas e diversas imagens da cidade e do próprio Cristo Luz em suas etapas de construção, já no segundo, os visitantes podem encontrar as réplicas das vestes utilizadas pelo Papa Bento XVI, bispos e padres, durante a missa realizada em São Paulo, na última visita do santíssimo sacerdote ao país.
O Cristo Luz, estátua com 528 toneladas de peso, emite sete cores alternadas, que podem ser apreciadas no período noturno. Também há a emissão de um canhão de luz, que alcança até 15 quilômetros de distância.
Parque Unipraias
Com mais de 85 mil metros quadrados de área, o Parque Unipraias é único no mundo a ligar duas praias através de bondinhos aéreos. São 47 bondes informatizados, com capacidade para seis pessoas cada um, que passam por três estações: Barra Sul (na Praia Central), Mata Atlântica(alto do Morro da Aguada) e Praia de Laranjeiras (na rodovia Interpraias).
Os visitantes podem encontrar na estação Barra Sul um centro de lazer, compras e diversão (lojas, bares, restaurantes e estacionamento coberto). Na segunda estação, a da Mata Atlântica, no alto do morro com 240 metros de altura, existe um parque ambiental com 60 mil metros quadrados, trilhas pela mata, mirantes panorâmicos, quiosques, bares, anfiteatro e auditório panorâmico. O destino final dos bondes aéreos levará os turistas até a praia de Laranjeiras, onde é possível chegar à praia preferida dos turistas (segundo à pesquisa da Sectur), praticar esportes náuticos e desfrutar serviços de bares, restaurantes e trapiche para o embarque em passeios de escunas.
Outra opção no Parque, responsável por aumentar a adrenalina dos visitantes, é o “Youhooo!” – Trenó de Montanha. O equipamento corre por trilhos em meio à Mata Atlântica e também é possível ver a Praia Central à velocidade de até 60 km/h, numa extensão de 710 metros de percurso. O trenó está instalado na Estação Mata Atlântica e é a grande sensação dos aficionados por adrenalina, que passeiam pelo Unipraias.
Ainda é possível desafiar os nervos, e seguir por trilhas suspensas sobre as árvores. É o Parque de Aventuras do Unipraias, composto por 12 atividades diferentes, em um circuito de 140 metros de extensão. Fazem parte uma ponte fixa, trava solta e tirolesa.
A visitação tanto no Complexo Turístico Cristo Luz como no Parque Unipraias pode ser feita durante todo o ano. No Cristo Luz, o acesso é feito pela Rua Indonésia, após cruzamento com o Binário (Avenida Martin Luther). Informações no telefone 3367-4042 ou 3363-2329 e no site www.cristoluz.com.br. Já para o Unipraias, o acesso se dá pela Avenida Atlântica, ao final da via, na Barra Sul. Informações no telefone 3404-7600 e no site www.unipraias.com.br.
ai/UNO