Joinville – Fundação Turística de Joinville apresentou aos amantes do ciclismo, no sábado (26/2), o primeiro roteiro de cicloturismo da cidade. Em cerimônia, seguida de um café colonial na propriedade da família Roos, região do Piraí, o evento reuniu mais de 100 ciclistas. Eles prestigiaram a iniciativa da Prefeitura que, através da Fundação Turística e Fundema, passa a oferecer mais um atrativo turístico, que valoriza e resgata o título de Joinville como a Cidade da Bicicleta.
Logo após a apresentação do roteiro, realizada pelo turismólogo responsável pelo projeto, Vinicius Boneli Vieira, os ciclistas presentes realizaram a primeira largada para a estreia do trecho. Antonio Olinto, autor de livros sobre o tema, que deu a volta ao mundo de bicicleta e palestrou ao grupo na sexta-feira (25/2), elogia bastante a estrutura que Joinville oferece aos cicloturistas. “Lutamos, em eventos e conversas por todo o país, para que os governantes entendam a importância da cidade ter ciclovias. Em Joinville, além deste entendimento, a cidade oferece um roteiro completo e estruturado. É fantástico”, ressalta.
Laércio Batista Júnior, líder do Grupo Pedala Joinville, destaca que a conquista do primeiro roteiro de cicloturismo de Joinville é muito importante para os amantes do ciclismo. “Além de usufruir deste novo roteiro, precisamos valorizar o nosso esporte, agindo como multiplicadores e apresentando aos nossos familiares e amigos essa novidade de Joinville”, ressalta. Ele ainda lembra da importância da prática do ciclismo para a saúde e qualidade de vida de todo o cidadão.
Maria Ivonete Peixer da Silva, presidente da Promotur, ressalta que o cicloturismo de Joinville já é um sucesso. “Temos grupos organizados, como o Pedala Joinville, que aprovaram a ideia desde o princípio de sua execução, ainda em 2009; e tenho certeza que eles nos ajudarão a fazer do
novo roteiro turístico de Joinville um diferencial para toda a região”, destaca. A presidente ainda ressalta que entre os projetos da Fundação Turística para 2011 está o fortalecimento do turismo interno. “Temos uma cidade belíssima, com inúmeros atrativos, e é fundamental que os
joinvilenses conheçam as belezas da sua terra”, finaliza.
Fernanda Thiesen
ai/UNO