São Domingos – As fortes chuvas que caíram no município na terça e quarta-feira, dias 21 e 22 respectivamente, causaram muitos danos nas estradas do interior do município. Ainda na quarta-feira o prefeito municipal Alcimar de Oliveira, o Kiko, realizou um roteiro no interior acompanhado de secretários municipais para conferir os estragos provocados pelos 177 milímetros de chuvas. Os trabalhos de reabertura, readequação e cascalhamento realizados nas vias do interior ficaram seriamente comprometidos.
De acordo com o prefeito, o cenário em muitos locais é preocupante pela gravidade dos danos provocados pelas fortes chuvas. “É muito triste ver o que aconteceu com as nossas estradas. O trabalho realizado com muita dedicação e também com muitos investimentos públicos literalmente foi por água abaixo”, lamentou o prefeito Kiko. Segundo ele, é difícil neste primeiro momento quantificar os danos provocados, mas levará certo tempo para normalizar a situação. Também não é possível avaliar em qual região do município os prejuízos foram maiores porque choveu forte em todas as comunidades, danificando as vias públicas.
São Domingos possui aproximadamente 900 quilômetros de estradas. Além dos prejuízos nas vias, também ocorreu a erosão de áreas próximas a bueiros, pontes e pontilhões. Em diversos locais o volume de água dos pequenos córregos e riachos ultrapassou o limite das pontes e dos bueiros impedindo a passagem de veículos e pedestres. Inclusive uma das principais ligações de São Domingos com o vizinho município de São Tiago do Sul ficou interrompida por muitas horas devido ao volume de águas sobre a ponte que dá acesso, no Rio Saudades. O nível do Rio Bonito, que atravessa todo o perímetro urbano, também alagou as margens em diversos pontos ao longo da travessia urbana. “Felizmente não temos ocorrência que a integridade de alguma pessoa foi prejudicada, mas os estragos nas vias públicas foram de grande proporção”, destacou o prefeito.