Casa Cheia na Semana da Diversidade

Joinville – A primeira noite de palestras da Semana da Diversidade Joinville contou com a participação de cerca de 300 pessoas no Teatro Juarez Machado.
 
Além dos joinvilenses de todas as idades que prestigiaram a abertura da "Mostra Combate à Homofobia – Uma Luta Universal" o evento contou com participantes de São Bento do Sul, Guaramirim, Brusque e São Francisco do Sul. Famílias, professores, estudantes, psicólogos e historiadores que atenderam ao chamado da Semana e vieram a Joinville em busca de informações e esclarecimentos na luta contra o preconceito e a homofobia.
 
O palestrante Alfredo Dorea (Salvador) falou sobre Homossexualidade e Religiões e empolgou a platéia ao defender o respeito às crenças e individualidades. "Amai ao próximo como a ti mesmo!, este é o mandamento maior", enfatizou. Após a palestra a comissão organizadora abriu espaço para o debate e o resultado foi emocionante com relatos de vida, questionamentos e pedidos de apoio e informação, especialmente por parte dos professores que convivem com o bowling nos centros de ensino. Para o Presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira, esta semana é um marco para a história dos movimentos culturais e sociais de Joinville.
 
Nesta terça-feira (23/06) a Semana prossegue com atividades às 19 horas – lançamento do livro Soldados não choram – A Vida de Um Casal Homossexual no Exército do Brasil” de Fernando Alcântara de Figueiredo no foyer do Teatro Juarez Machado e sessão de autógrafos do livro “Dias de Ira do jornalista Roldão Arruda. Roldão Arruda é repórter do jornal O Estado de S. Paulo e já trabalhou em diversos órgãos da imprensa paulista, entre eles Veja, Isto É e Folha de S. Paulo.

Roldão Arruda e Fernando Alcântara de Figueiredo também participam de debate com a vereadora Leo Kret, de Salvador (BA), sobre Homossexualidade e Comportamento. Leo Kret do Brasil é a vereadora de Salvador com a 4ª maior votação da capital da Bahia.

Elegeu-se defendendo a população carente, jovens, artistas e a comunidade LGBT, bandeiras e segmentos que defende em seu mandato. É uma personalidade carismática, popular e reconhecida, especialmente na Região Nordeste e no seu estado, a Bahia. Leo Kret do Brasil desponta como representação transexual no cenário nacional, defendendo segmentos menos favorecidos da sociedade.

A Livrarias Curitiba vai montar um estande no local para a vendas dos livros: Soldados não choram (R$26,90) e Dias de ira (R$ 37,00). O evento é aberto ao público em geral e gratuito. Confira a programação completa da Semana da Diversidade no site www.diversidadejoinville.com.br.

Na quarta-feira (24/06) a programação continua com a mesa-redonda Movimento LGBT, cultura e diversidade. O evento será realizado no Teatro Juarez Machado às 20 horas. O debate será ministrado pela antropóloga social, Juliana Cavilha, a doutoranda em ciências humanas pela UFSC, Rosa Oliveira e o sociólogo político, Fernando José Taques. Todas as atividades da Semana da Diversidade Joinville têm entrada franca no Teatro Juarez Machado, em Joinville (SC).

Fonte:Marlise Groth – Jornalista

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *