quarta-feira, julho 9, 2025

Acordo de trabalho de vigias e motoristas do transporte escolar com prefeitura municipal

Abelardo Luz – O Governo de Abelardo Luz voltou a negociar, na semana passada, com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (SITESPM-CHR)  reivindicações da categoria. Desta vez a rodada de negociação discutiu questões relacionadas ao trabalho dos vigias e motoristas do transporte escolar. Ambas as partes firmaram acordo coletivo de trabalho com o Município, com vigência no período de 9 de junho até a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

No acordo firmado com os vigias ficou estabelecido o cumprimento de carga horária de no máximo 200 horas por mês. O funcionário trabalha uma semana e folga outra, iniciando sua jornada às 18h com saída às 6h do dia seguinte. O município, por sua vez, efetuará o pagamento de adicional noturno e mais 20 horas extras de 100% ao mês.

Já aos motoristas do transporte escolar serão pagas horas-extras pela média anual durante a semana que ficarem a disposição da prefeitura. Todos cumprirão os horários estabelecidos e a cada dia um funcionário ficará de plantão para atender emergências, ficando a disposição da prefeitura municipal no período em que não estiver fazendo o transporte de escolares.

Os acordos de trabalho foram firmados no dia 9 de junho e atende os reclames dos servidores em relação à defasagem salarial, principal problema da categoria, que só deve ser solucionada com a aprovação do novo Plano de Cargos e Salários. "Os motoristas ficavam muito tempo ociosos na prefeitura e agora ficarão em casa no período em que não estão trabalhando. Já os vigias terão que cumprir a jornada de 12 horas diárias e receberão horas extras e adicional noturno conforme determinado", explicou o assessor de Recursos Humanos e membro da comissão de negociação, César Piccinin.

Negociação
As negociações com o sindicato iniciaram no mês de janeiro. Em maio, após várias audiências, Sindicato e Município firmaram o primeiro acordo coletivo de trabalho com os servidores da história do município. Das reinvindicações algumas delas já foram cumpridas como o reajuste de 5,83%, concessão de Licença Maternidade de 180 dias para as servidoras municipais e redução da jornada semanal de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais.

Márcio Magedanz
UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...