Ações de Saúde do Trabalhador são apresentadas na Fiocruz

Itapema – A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) sediada no Rio de Janeiro é um exemplo mundial de excelência e alta tecnologia, sendo referência científica para inúmeros temas relacionados à saúde. No último dia 23, o secretário de saúde de Itapema Roberto Ruiz foi convidado para apresentar a proposta de programa de saúde do trabalhador municipal em um evento do observatório em saúde do trabalhador, ocorrido na Fundação, no Bairro Manguinhos, cidade do Rio de Janeiro.

O convite partiu de pesquisadores da área de saúde do trabalhador, que desenvolvem seus trabalhos na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Roberto Ruiz, “o modelo implantado em Itapema demonstra que a inserção de ações de saúde do trabalhador nas cidades depende mais da vontade política do que da existência de financiamentos”, afirma.

O Cerest Itapema, órgão responsável pela política de saúde do trabalhador na cidade, foi criado em 28 de abril de 2009, a partir de um decreto do prefeito Sabino Bussanello. Desde então, este serviço vem centrando sua ação na construção de um programa simples e eficaz, capaz de fornecer dados e informações para a ação que venham proteger a saúde e a vida dos trabalhadores. Algumas ações relativas a erradicação do trabalho infantil também estão sendo desenvolvidas.

A previsão é de que até o final deste ano, o Cerest Itapema já possa apresentar alguns dados mais amplos referentes às ações que vem desenvolvendo, demonstrando assim a importância de sua criação.

Fonte:Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapema

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *