Jaraguá do Sul – A abertura dos 10ºs Jogos Integrativos da Terceira Idade aconteceu hoje à tarde no Ginásio Arthur Müller. Com direito a desfile das delegações, apresentação do idoso com mais idade e fogo simbólico, o evento deu início a competições como bocha, bolão, canastra, dominó, jogo de dados, de cartas, truco e tiro para pessoas com 60 anos ou mais.
A expectativa é de que 1.600 participem de pelo menos uma modalidade até agosto, quando se encerram as competições. No total, 3.200 idosos participam de grupos da terceira idade em Jaraguá do Sul. A coordenadora geral do centro de referência, Glacilda Hornburg Schramm, estima que há aproximadamente 13 mil idosos morando no município.
Um evento como esse ajuda os idosos a se confraternizar e faz bem pra saúde, porque relaxa e desestressa, ressalta Glacilda, reforçando que as inscrições estão abertas a todos os idosos, mesmo os que não participam de um grupo. A premiação será feita através de medalhas para os primeiros colocados.
E medalha é o que não falta na casa do aposentado Valdir Domingos dos Santos, 71 anos, que há quatro anos compete nos jogos da terceira idade. Nas edições de 2006, 2007 e 2008 a equipe de seu Valdir, do grupo de idosos José Marangoni, Bairro Vila Nova, tirou primeiro lugar na modalidade de bolão masculino e, no ano passado, também não teve para mais ninguém na canastra.
Quase precisei de um carrinho de mão para carregar as medalhas, brinca, orgulhoso. O segredo da boa saúde do pai de três filhos e avô de cinco netos? Pessoa que se mantém ativa não tem tempo de envelhecer, responde ele.
Fonte:Clarissa Borba
Jornalista