Florianópolis – As chuvas das últimas 24h em Santa Catarina fizeram sua primeira vítima nesta quinta-feira (8). Em Guabiruba, no Vale do Itajaí, o sr. Valdemiro Carminatti estava trabalhando no telhado de sua residência, que acabou
desabando e causando a queda do homem de 66 anos. Nenhum desaparecimento foi registrado.
Às 3h desta sexta-feira (9), aproximadamente 500 mil catarinenses já foram afetados pelas chuvas das últimas 24h. Dos 61 municípios que registraram ocorrências, 14 decretaram situação de emergência e 37 emitiram
notificação preliminar de desastre. A Defesa Civil não recebeu qualquer registro de município em estado de calamidade pública.
Pelo boletim, 18,4 mil pessoas foram desalojadas, 1,3 mil desabrigadas, três encontram-se feridas e 33 enfermas. A região que mais preocupa o Governo do Estado é o Vale do Itajaí.
A medição realizada às 2h desta sexta-feira no rio Itajaí-Açu, em Blumenau, registrou a água 11,98m acima
do normal. Em Itajaí, o rio também pode atingir 80% da cidade, recomendando-se que os cidadãos procurem locais indicados pela Defesa Civil municipal.
No começo dessa madrugada de sexta-feira, a intensidade das chuvas reduziu. A previsão dos técnicos da Defesa Civil é de que atinja 13m às 7h em Blumenau e 12,6m às 6h em Rio do Sul, podendo sofrer alterações conforme o tempo. Há tropas do Exército, grupos de Força-Tarefa dos Bombeiros, Polícia Ambiental e do Samu nas cidades de Blumenau, Itajaí, Rio do Sul, além de outros municípios.
Municípios em situação de emergência:
– Angelina
– Bocaina do Sul
– Brusque
– Caçador
– Correia Pinto
– Ituporanga
– José Boiteux
– Leoberto Leal
– Navegantes
– Pouso Redondo
– Rio das Antas
– Rio dos Cedros
– Tijucas
– Witmarsum
ai/ocapress