Joinville – A Secretaria de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (15/12) o 1° Encontro de Reciclagem que reuniu um público de 55 pessoas. Participaram recicladores e catadores da Recipar, da Cooperativa Amiga do Meio Ambiente (Cooperanti), da Associação Ecológica dos Catadores Recicladores de Joinville (Assecrejo) e de outros grupos dos bairros Morro do Meio, Parque Joinville, Vila Nova e Cubatão. Representantes da Seinfra, da Fundema, da Secretaria de Saúde, da Univille e da Unipol também estiveram presentes no auditório da sede da secretaria e compuseram o elenco de condutores dos trabalhos.
O público assistiu palestras e participou de discussões que trouxeram novidades para a área de reciclagem, como, por exemplo, o método de triturar resíduos de polietileno (Pet) e alternativas para reciclagem de lixo tecnológico como os chips.
O prefeito Carlito Merss falou sobre a necessidade de expandir a reciclagem em Joinville. “Hoje, Joinville recicla apenas 7% do montante de lixo produzido. O percentual ainda é muito baixo para uma cidade do nosso porte. O desafio é vislumbrar alternativas de reciclagem, como vocês estão fazendo aqui, e estimular a conscientização e a colaboração da população”,
ressaltou ele.
A Gerência de Gestão e Fomento à Geração de Renda, organizadora do evento, tem uma equipe qualificada que apoia os grupos de catadores e recicladores e trabalha visando organizar e formalizar o negócio em termos de estrutura física e administrativa do empreendimento. A secretária de assistência social, Rosemeri Costa, destacou a importância da atividade dos grupos. “Além de ser o trabalho e a fonte de renda de vocês e das suas famílias, a reciclagem tem uma contribuição importante para garantir sustentabilidade e vocês são os maiores colaboradores na etapa final desse processo”, afirmou ela.
ai/UNO