Videira – O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Videira recebeu nesta quinta-feira (10), o resultado positivo de mais três exames do vírus da Gripe A. “Com esses resultados, Videira soma 13 casos confirmados da doença, sendo que 7 são mulheres e 6 são homens. Entre esses casos, uma mulher de 33 anos morreu”, diz o secretário de Saúde Sandro Caregnato.
Segundo ele, os 3 novos pacientes com diagnóstico positivo são dois homens: um de 22 e outro e 30 anos e uma mulher de 20 anos. Em todos os casos os pacientes passam bem e já saíram do período de monitoramento. Os outros 10 casos registrados no município são de mulheres, de 16, 18, 27, 33 e 55 anos. Já entre os homens a idade é de 14, 15, 33 e 40 anos. “Vale ressaltar que entre esses casos notificados em Videira, dois são de pacientes de fora: um de Fraiburgo e outro de Salto Veloso, que trabalham na cidade e foram atendidos por aqui”, explica.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica – Ana Paula Pinculini aponta que até a manhã desta quinta-feira ( 10), 86 pessoas com suspeita de ter contraído o vírus, tinham colhido material para análise em Videira. Deste total, apenas 17 resultados de exames chegaram do Laboratório, mesmo assim, mais de 85% das pessoas já saíram do período de monitoramento e retomaram as atividades normais, ou seja, passam bem e não correm risco de morte. No Hospital Divino Salvador 8 pacientes seguem internadas com suspeita da Nova Gripe. Eles foram medicados e estão sendo tratados isoladamente.
Tempo e temperatura instável aumenta procura de atendimento no PAME
Bastou a chuva cair continuamente e as temperaturas baixarem, para aumentar o número de pessoas com sintomas gripais, procurando a central de triagem da Gripe A, montada junto ao Pame 24 horas. “O clima úmido e frio, estimula a propagação das doenças respiratórias e a preocupação da pessoas em relação a nova gripe, por isso já registramos aumento na procura por consultas”, diz Caregnato.
Para o secretário, os 13 casos confirmados da doença em Videira, servem de argumento para conscientizar a população em torno dos cuidados preventivos. “Não é momento para relaxar, ainda é preciso muita atenção para evitar a proliferação do vírus”.
A recomendação da Vigilância Epidemiológica é que todas medidas preventivas, como a higienização das mãos e superfícies com álcool gel, utilização de lenços descartáveis para a tosse e a gripe, locais arejados e isolamento para qualquer caso de gripe, continuem sendo adotadas.
Nas escolas e creches do município, a Administração instalou kits de sabonete líquido antisséptico e toalhas de papel, frascos de álcool gel e interditou bebedouros de uso coletivo, entre outras medidas preventivas, como a criação de uma central de triagem para pacientes com gripe e uma central de atendimento para gestantes. Servidoras municipais grávidas também foram dispensadas por tempo indeterminado do trabalho.
Fonte; Assessoría de Imprensa