Zoo de Balneário Camboriú recebe novos moradores

Balneário Camboriú – Eles viajaram quase 4 mil quilômetros para ganhar uma nova casa. Bolinha, Tortinha e Filhota são os novos moradores do Zoológico do Parque Cyro Gevaerd, em Balneário Camboriú. Os leões chegaram na manhã de domingo (2), depois de três dias de viagem, que teve como partida o bairro Messejana, na região sudeste de Fortaleza, capital do Ceará. Com a nova aquisição, o Zoológico que já possuía uma leoa, passa a ter quatro leões africanos, três fêmeas e um macho.

A vinda dos leões para Balneário Camboriú foi solicitada pela administração do próprio Zoo, que há dois anos é administrado pelo Instituto Catarinense de Conservação da Fauna e da Flora – Icco. Segundo informa a bióloga Márcia Achutti, foi feita uma ligação telefônica para Brasília, solicitando um leão para aumentar o número de animais exóticos no local. “O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nos informou que havia três leões em Fortaleza, todos irmãos. Nos interessamos, e solicitamos os animais”, explicou. O Ibama procura recolocar animais que sofrem maus tratos, que os donos não desejam mais, ou que pertenciam a circos, pois atualmente existem leis que proíbem o cativeiro deles para espetáculos.

Apesar dos seus 400 metros quadrados de área e muito espaço para se movimentarem, o recanto onde ficam os leões, no Zoológico do Parque Cyro Gevaerd, tem capacidade apenas para quatro animais. A alimentação deles é feita apenas com carne, sendo que cada um consome cerca de cinco quilos diários do alimento.

Com os novos felinos, o Zoo do Parque Cyro Gevaerd passa a ter 823 aves (distribuídas em 91 espécies), 95 mamíferos (29 espécies) e 170 répteis (24 espécies), num total aproximado de 1.200 animais. Entre os animais exóticos estão os leões africanos, os cervicapras – espécie de origem asiática -, os cervo-damas, conhecidos como bambis (européia) e os mandrios, que são maçados de origem africana.

O complexo apresenta ainda cinco museus: Arqueológico, Oceanográfico, do Artesanato Catarinense, do Pescador e de Taxidermia. Para quem gosta de observar cobras, o terrário agora está reformado com vidros mais largos para visualização melhor dos répteis. Outra novidade que será apresentada em cerca de duas semanas, será o berçário, que será inaugurado para que haja um lugar adequado às novas espécies, equipado com aquecedores e chocadeiras.

O Zoológico do Parque Cyro Gevaerd fica na BR-101, Km 137, é aberto todos os dias, das 9 às 17h30 durante o inverno, e das 9 às 19h30 no verão. O valor do ingresso é de R$ 6,00 para adultos, R$ 3,00 para crianças de seis a 12 anos, e menores de cinco anos acompanhados pelos pais não pagam.  Informações adicionais pelo (47) 3367-0033.

 

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *