sábado, janeiro 25, 2025

Volume de chuva em SC pode atingir 200mm nas próximas 36 horas

Florianópolis – Santa Catarina e os catarinenses devem estar em alerta pelas próximas 36 horas. De acordo com técnicos da Secretaria da Defesa Civil e da Epagri/Ciram, pode chover cerca de 200 mm pelas próximas 36 horas no
Estado. As regiões que mais preocupam são o Norte e o Vale do Itajaí, principalmente a partir da noite desta quarta-feira (7).

A Secretaria da Defesa Civil registrou ocorrências em pelo menos 10 municípios catarinenses devido às chuvas, até as 19 horas desta quarta-feira (7). Entre os municípios que já registraram problemas com alagamentos e deslizamentos, estão: Presidente Getúlio, Joinville, Corupá, Santo Amaro da Imperatriz, Ilhota, Rio do Sul, e Jaraguá do Sul.

A Defesa Civil do município de Rio do Sul já removeu 12 famílias que vivem em áreas de risco com cotas de até 7,5 m. O rio passa a atingir residências a partir da cota de 6,5 m, às 19h o rio estava com 6,36 m. Além disso, 33 municípios já decretaram Situação de Emergência por causa das ocorrências dos dias 30 e 31 de agosto.

Nas últimas 24 horas, os municípios que registraram o maior volume de chuvas foram o de São Francisco do Sul (124,4 mm), Campos Novos (91,4 mm), Indaial (80,2 mm), Blumenau (71,12 mm), Lontras (67,2 mm), Urubici (73 mm) e Ituporanga (64 mm). Em Jaraguá do Sul, a chuva nas últimas 48h já atingiu toda a média do mês de setembro: 147 mm.

O governador Raimundo Colombo, que se reuniu com a equipe da Secretaria da Defesa Civil na tarde de hoje, alerta que os catarinenses devem manter-se em precavidos. “Temos muitas ocorrências de alagamentos e deslizamentos,
portanto pedimos que os cidadãos catarinenses que moram em áreas de risco mantenham contato com a Defesa Civil e atendam aos pedidos”, ressalta Colombo.

Recomendações da Defesa Civil

No caso de ventos fortes ou tempestades: as pessoas devem procurar abrigo em locais seguros e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados.

Alagamentos: deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das
residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Deslizamento de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros no número 193 e Policia Militar no 190. A Defesa Civil do Estado conta com
atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.

ai/ocapress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...