Criciúma – Visando combater a violência escolar será realizado amanhã (4) e quinta-feira (5), o seminário “Justiça e Educação: Um projeto de vida para crianças e adolescentes”. O objetivo é oportunizar uma ampla discussão das questões que envolvem a criança e o adolescente propondo ações que contribuam na formação do cidadão e na melhoria da qualidade de vida. Esta é uma iniciativa do governo municipal, através do Sistema da Educação, juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Segundo a secretária da Educação, Geovana Benedet Zanette, esta é a primeira ação que visa o combate à violência escolar em Criciúma. “Esta ação vem ajudar a nós, como educadores, a lidarmos com estas questões”. Amanhã ocorrerão diversas discussões e palestra no teatro Elias Angeloni, com início ás 8 horas e término ás 17h 30min. Na quinta-feira serão realizados trabalhos em grupo no campus da Unesc. “Estamos focando nossas ações nos bairros que apresentam maior índice de violência”, ressalta.
Geovana é representante do Comitê Municipal de Prevenção à Violência Escolar (Cpreve)2, que foi regulamentado em setembro, juntamente com os comitês regionais. Além da Secretaria da Educação, o comitê municipal possui representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Polícia Militar, 28° Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro, Secretaria da Segurança Publica e Defesa do Cidadão, entre outros.
“Estaremos trazendo para a última quinzena de novembro e primeira quinzena de dezembro cursos de Mediação Pacífica de Conflitos Escolares, para os gestores, e de normas de convivência através do esporte, para os professores de educação física”, afirmou Geovana. “É importante ressaltar a parceria com o poder judiciário e com as outras secretarias”, complementa.
Programação:
14/11
8h – Abertura do Seminário – Teatro Elias Angeloni
8h 30 – Palestra – Estatuto da Criança e do Adolescente.Palestrante – Prof. Dr. André Viana Custódio – Unesc.
9h30 – Palestra – Limites e Inclusão Palestrante – Profª Elisênia C. De Souza Frasson Fragnani – Unesc.
10h30 – Debate.
11h – Relato de Experiências E.M.E.F. Oswaldo Hulse – E.E.F. Luiz Lazzarin.
13h30 – Palestra – Segurança e Cidadania. – Palestrante – Juiz Giancarlo Bremer Nones
14h15 – Palestra – Segurança e Cidadania Palestrante- Ten Cel Claudete Lehmkuhl.
15h – Palestra – Projeto de Vida – Palestrante – Desiree de Souza Freccia
15h45 – Debate
16h15 – Formação dos Grupos
05/11
Das 8h às 10h – Trabalhos em grupos com propostas de ações para cada tema
Campus de Unesc
Das 10h às 12h – Plenária para aprovação das propostas de ações
Mais informações:
Geovana Zanete: 91629011