Vinícius de Moraes é tema de projeto na Rede Municipal de Ensino

ImageVideira – Tornar as aulas mais atrativas para os alunos aprenderem a ler e a escrever. É isto que a professora Graziela Perondi Ribeiro da Escola Municipal Waldemar Kleinibing de Videira está fazendo ao inserir no contexto das aulas, o livro “A Arca de Noé”, que contém belíssimos poemas escritos por Vinícius de Moraes.

O projeto prevê que através de fotos e a apresentação da biografia, os alunos conheçam o autor. Um varal com os principais poemas de Vinícius de Moraes e uma pequena Arca também são montados em sala de aula para os estudantes fazerem a leitura e interagirem sobre os temas.

A professora explica que o projeto se estenderá pelas próximas aulas onde ainda serão realizadas diversas atividades utilizando os poemas, para que os alunos sejam instigados e motivados a criarem o seu próprio texto, que será declamado no término do projeto.

“A poesia é um gênero especialmente adequado para desenvolver a criatividade infantil por seu caráter breve e pela beleza de determinadas associações verbais que as crianças elaboram com facilidade. Com esse trabalho, será possível ampliar cada vez mais a linguagem, o vocabulário, e o repertório das crianças para a aprendizagem do sistema alfabético”, ressalta.

O projeto A Arca de Noé está sendo desenvolvido com alunos das segundas séries e de acordo com a professora é uma combinação perfeita para trabalhar a construção da escrita e proporcionar a leitura de textos atrativos, reconstruindo conhecimentos.

“Através deste projeto desenvolvemos uma série de estímulos que contribuem no processo de ensino/ aprendizagem como o incentivo para que o aluno participe de atividades onde precise expor seus conhecimentos, memorização de poesias, a busca de conhecimento através da pesquisa e a consequente instigação da curiosidade, o estudo sobre os animais, além de despertarmos nas crianças o gosto pela criação de poemas”, enumera Graziela.

O secretário municipal de Educação – Roberto Maraschin Primo elogiou a iniciativa da professora e reiterou a importância das capacitações e do desenvolvimento de atividades criativas para agregar valor ao ensino. “Quando promovemos capacitações para nossos professores estamos investindo em seu potencial e tornando-o mais seguro para inovar e nos ajudar na busca de mais qualidade para a Rede Municipal de Ensino”.

Conheça um dos poemas trabalhados com as crianças:

O Velho E A Flor

Por céus e mares eu andei
Vi um poeta e vi um rei
Na esperança de saber o que é o amor
Ninguém sabia me dizer
E eu já queria até morrer
Quando um velhinho com uma flor assim falou:

O amor é o carinho
É o espinho que não se vê em cada flor
É a vida quando
Chega sangrando
Aberta em pétalas de amor…

Fonte:Silvia Angélica Palma
Assessora de Comunicação

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *