Videira – A 22ª Festa da Vindima, evento que marca o início da colheita da uva em Videira, foi um sucesso de público, gastronomia e organização. Durante os três dias de evento, muitos visitantes prestigiaram a programação desenvolvida pela Comunidade de Rondinha com o apoio da Prefeitura de Videira e a Secretaria de Turismo e Cultura. O prefeito Wilmar Carelli marcou presença durante todo o evento e elogiou a iniciativa. “Esta é uma das principais festas do nosso município porque enaltece a cultura e a tradição de nossos antepassados e nos faz cultivar uma parte muito importante da história de Videira, que foi sua colonização”, disse o prefeito.
A 22ª Festa da Vindima iniciou com um jantar típico italiano. Na ocasião houve a apresentação da rainha e princesas da Festa, com um público de 500 pessoas. A festa foi abrilhantada por um baile com a Família Paganini de Arroio Trinta. Já no sábado (7), aconteceu a Etapa Regional do Torneio de Quatrilho com 97 inscritos de 16 municípios, do Paraná , Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mais de 200 pessoas acompanharam as partidas.
O domingo, (8), último dia da Vindima, iniciou com uma missa de conotação histórica, lembrando a fé dos antepassados e a devoção dos mesmos por Nossa Senhora de Caravaggio. A festa prosseguiu com jogos italianos: Torneio de Truco (com 52 duplas) e Torneio de Bochas (com 12 times convidados). O público ainda assistiu um divertido show de humor com o grupo Os Colono Zo Scarpon, de Caxias do Sul e visitaram a tradicional exposição do Museu da comunidade. Também teve venda de artesanato e produtos coloniais, playground para a criançada e uma ampla gastronomia.
Fotos © Pedro Schaitel
Silvia Palma
ai/UNOPress