Xanxerê – A Vigilância Sanitária está realizando em Xanxerê uma fiscalização em estabelecimentos comerciais para constatar a venda de ovos galados, aqueles retirados de chocadeiras.
De acordo com Mauro Miguel Narciso, coordenador da Vigilância Sanitária, a ação teve início após uma denúncia de que em alguns locais da cidade havia a comercialização deste tipo de ovos, que é proibida por lei.
A partir desta denúncia, equipes de fiscais e técnicos de alimentos percorreram cerca de vinte estabelecimentos comerciais em todo município. Apreendemos ovos galados em seis locais, ressaltou o coordenador dizendo que as vistorias ainda estão sendo efetuadas regularmente para que sejam retirados todos os ovos galados do comércio.
Os ovos galados são proibidos por um Decreto Estadual em seu artigo 41, aonde diz que Toda a pessoa está proibida de comercializar ou utilizar na indústria de alimentos ovos retirados de chocadeiras, qualquer que seja o tempo de sua permanência nas mesmas.
Os técnicos de alimentos informaram que os ovos impróprios para consumo são aqueles vendidos sem inspeção; que apresentam deterioração e mau cheiro e que foram retirados de chocadeiras ou galados.
A Coordenadora do PROCON de Xanxerê, Ana Cecília Sirino orienta o consumidor na hora da compra de ovos. É importante verificar se os ovos foram devidamente inspecionados; se há rotulagem dos produtos; qual a procedência e se não tem nenhuma deterioração ou mau cheiro.
Não tem como saber apenas olhando para os ovos se eles são de chocadeira ou não . A única constatação é feita somente na abertura dos ovos, por isso, é muito importante que o consumidor fique atento com relação a inspeção antes de efetuar a compra, concluiu a coordenadora.
Fonte: Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa
ai/UNO