Florianópolis – Pelo terceiro ano consecutivo, a cooperativa de trabalho médico Unimed Grande Florianópolis apoia dois eventos nacionais de dança na Capital catarinense: o festival Prêmio Desterro, cuja quarta edição ocorrerá de 16 a 18 de agosto, com premiação a bailarinos a partir de 12 anos de idade; e a mostra de dança infantil A Noite É uma Criança, que será realizada pela 12ª vez, de 17 a 20 de outubro, reunindo crianças e adolescentes de até 14 anos, sem caráter competitivo. Abertos a dançarinos de todo o País e do exterior, ambos terão as apresentações oficiais no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), e programação paralela em outros espaços da cidade.
Os aportes financeiros foram confirmados na reunião anual do Comitê Interno de Cultura da operadora de planos de saúde, que delibera sobre a sua participação em projetos candidatos aos benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A empresa aprovou novamente o investimento total dos recursos autorizados pela Comissão de Avaliação de Incentivo Cultural da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes para captação. “Repetimos o apoio porque são excelentes projetos e a cooperativa deseja manter a parceria, colaborando para a realização destes grandes festivais de dança”, conta a supervisora de Responsabilidade Social da Unimed Grande Florianópolis, Bruna da Silva.
Por intermédio deste mecanismo de renúncia fiscal, a Prefeitura torna-se até o momento a principal patrocinadora dos eventos. Conforme Carlos Eduardo de Andrade, diretor das duas iniciativas, “este apoio é fundamental, pois representa cerca de 50% do orçamento de cada projeto. Sem ele, vários itens seriam prejudicados”.
Com mais de R$ 3,2 milhões investidos desde 2008, a cooperativa é uma das maiores aplicadoras da Lei de Incentivo à Cultura do município. Além do festival e da mostra infantil, os únicos na área da dança apoiados por esta unidade da Unimed, foram abonados para este ano mais três ações culturais em outros setores. “É um instrumento importante. Porém, nossa avaliação não está relacionada ao marketing, mas ao benefício social, à democratização da cultura, ao incentivo aos artistas locais e à promoção da cultura como agente de bem-estar, e consequentemente da saúde da população”, explica Bruna.
O Prêmio Desterro ainda conta, pela primeira vez, com a chancela da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), a Lei Rouanet. Diferente da municipal, que abate os valores incentivados do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS), a lei federal desconta do Imposto de Renda (IR). Bia Mattar, presidente da associação cultural Grupo Patibiribia, que assina a coprodução de ambos os eventos há três anos, lembra que a colaboração é permitida não só às empresas: “pessoas físicas também podem deduzir do seu Imposto de Renda para investir no projeto. Qualquer amigo da dança”.
Prêmio Desterro online:
Site: www.premiodesterro.com.br
Facebook: facebook.com/premiodesterro
Twitter: @premiodesterro
A Noite É uma Criança online:
Site: www.mostradedanca.com.br
Facebook: MostradeDanca
Twitter: @mostradedanca
Marcos Reichardt Cardoso
UNOPress