Udesc vai iniciar Projeto Rondon no Meio-oeste

Florianópolis – A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) definiu, nesta semana, após três reuniões com os secretários de Estado de Desenvolvimento Regional de Caçador, Joaçaba e Videira e com 27 prefeitos e representantes das prefeituras das três Regionais, que vai iniciar o Projeto Rondon no Meio-oeste Catarinense ainda este ano.

“Vamos levar para o Meio-oeste as operações do Projeto Rondon, organizado pela Udesc. Na primeira etapa, que já começa em dezembro, vamos atuar em 12 municípios da região que apresenta baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, explica o coordenador de extensão da Udesc, Alfredo Balduíno Santos, que também é o responsável pelo Núcleo do Projeto Rondon, da Universidade. A primeira ação do Projeto Rondon, chamada de Operação Contestado, vai disponibilizar alunos e professores da Udesc para atuar nos locais escolhidos pelas secretarias de Desenvolvimento Regional.

O Projeto Rondon, da Udesc, é inédito em Santa Catarina, segue o modelo do Rondon do Ministério da Defesa e tem o objetivo de formar multiplicadores – servidores públicos, lideranças comunitárias e sociedade civil – para atuar, de forma multidisciplinar, nas áreas da Educação, Saúde, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. Além disso, colabora com o exercício da formação profissional dos acadêmicos, reforça a cidadania e aproxima os participantes da comunidade.

“A Regional de Caçador vai indicar as cidades ainda este mês, pois é muito importante a presença da Udesc na nossa região. A Operação Contestado vai colaborar muito com os nossos municípios”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional de Caçador, Gilberto Amaro Comazzetto.

Algumas prefeituras da Regional de Joaçaba também mostraram interesse na ação da Udesc. “Nosso município está à disposição para receber os universitários. Água Doce precisa muito de projetos da Udesc para ajudar no desenvolvimento da região”, disse a prefeita de Água Doce, Nelci Bortolini.

Durante as reuniões com os secretários e prefeitos das três SDRs, o coordenador de extensão da Udesc, Alfredo Balduíno Santos, apresentou a Universidade falando sobre os cursos de graduação, mestrado e doutorado; e destacou que a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade está realizando, em 2010, mais de 400 ações de extensão nos 11 Centros. “Foram R$ 580 mil investidos em 2010 com as ações de extensão. Na Operação Contestado, do Projeto Rondon, a Udesc disponibiliza o material humano e o transporte e as prefeituras participam com a alimentação e hospedagem para os alunos”, disse Balduíno, que afirmou ainda que a equipe vai passar cinco dias em cada município.

“Será ótimo a colaboração destes alunos e professores da Udesc, em Calmon. Nossa necessidade na área da Saúde é grande e tenho certeza que a equipe vai colaborar”, disse o prefeito da cidade, Alcides Francisco Bof, que deve participar da primeira fase da Operação Contestado, pois o município apresenta o menor IDH das três Regionais.

O secretário de Desenvolvimento da Regional de Videira, Clodomir Ribeiro Alves, também se mostrou favorável na instalação do Rondon na região. “Vejo com bons olhos a presença da Udesc na Regional de Videira. É o início de uma parceria de sucesso e que vai render bons frutos para a região. Ainda neste mês vamos indicar os munícipios e as necessidades de cada um para que a Udesc possa aplicar o Rondon”, afirmou o secretário.

AI/Redação 24 horas

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *