Blumenau – A terça-feira ensolarada, após as cheias do Rio Itajaí-Açu, empolgou os turistas que chegaram em grande número ao Parque Vila Germânica para conhecer os pavilhões da Oktoberfest, apreciar a arquitetura germânica e adquirir artigos típicos nas lojinhas, além de saborearem os vários tipos de chope e cervejas. Desde as 11h da manhã, vários grupos chegaram ao parque, provenientes de diferentes regiões de São Paulo e Rio Grande do Sul e também do Chile.
Justino Wilson e Antonio Rodrigues da Silva, da capital paulista, estavam encantados com a cidade. Eles estavam com um grupo grande, que está hospedado em Balneário Camboriú, e pela primeira vez conheceram Blumenau. Embora não conheçam a Oktoberfest, ficaram encantados com a Vila Germânica e contaram que a festa é famosa. “Ainda vamos conferir a Oktoberfest. Um dia, quem sabe”, disse Justino.
Recuperação
Os dois turistas elogiaram a cidade. Eles acompanharam as notícias da enchente em Santa Catarina, que prejudicaram muito o Vale do Itajaí, e confessaram que se surpreenderam com a rápida recuperação de Blumenau. “Ficamos contentes com a rápida recuperação do povo daqui”, falou Antonio. Justino acrescentou que “a cidade é muito bonita, receptiva e dinâmica”.
O guia de turismo, Martin, da CGTur, que trabalha com a operadora paulista CVC, informou que os visitantes, antes de embarcarem para o Vale do Itajaí, questionaram muito a respeito das condições da cidade, após as cheias. “Contamos que Blumenau já está praticamente recuperada, então, eles quiseram conferir de perto a reconstrução da cidade e conhecer o palco da Oktoberfest”.
Tânia Rodrigues
oi/ocapress