A frente fria que avança pelo Sudeste do País nesta terça-feira provoca chuvas fracas e declínio acentuado da temperatura em toda a faixa leste de São Paulo, Rio de Janeiro, centro e sul do Espírito Santo e centro, leste e sul de Minas Gerais. Após recordes de calor no inverno, a máxima não passa dos 20°C em várias cidades da Região hoje.
No Sul, depois de uma madrugada gelada, a temperatura entra em elevação, mas ainda não passa dos 20°C na maior parte dos três Estados. Apenas no oeste do Paraná, a máxima chega a 22°C. As chuvas dão uma trégua nesta terça-feira e o tempo seco volta a predominar na Região.
Já no interior do Sudeste e do Nordeste e em boa parte do Centro-Oeste e Norte do país, o tempo permanece seco, ensolarado e com temperaturas elevadas. Os termômetros passam dos 35°C e o índice de umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% em várias localidades.
Apenas na faixa leste do Nordeste e norte da Região Norte há previsão de chuvas. Segundo os meteorologistas da Somar, chove de forma generalizada entre Sergipe e o Rio Grande do Norte e de forma mais isolada no norte do Maranhão. Na Região Norte, as pancadas de chuva e trovoadas concentram-se sobre o norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá, com destaque para a previsão de temporais em parte do sudoeste de Roraima.
Litoral
A presença de um ciclone extratropical deixa o mar agitado em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro nesta terça-feira. No Nordeste, o mar também fica agitado, mas devido às ondas de leste.
Quarta-feira
A frente fria chega ao Estado baiano e a previsão é de chuva fraca e declínio acentuado da temperatura em parte de Minas Gerais e leste da Bahia. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e toda a Região Sul, o sol predomina e a temperatura volta a subir. Também faz sol e muito calor no Centro-Oeste, interior do Nordeste e na maior parte da Região Norte.
UNOPress