Joinville – Na programação do aniversário de 159 anos de Joinville também haverá espaço para a criança. Um show imperdível para o público infanto juvenil será o espetáculo de teatro "Tem xente uma feis!", da Cia Alma Livre, de Jaraguá do Sul. Serão duas apresentações no sábado (dia 6): às 15 e 18 horas, no Teatro Juarez Machado. A entrada é gratuita e faz parte das 36 horas de Cultura e Esporte, programadas para os dias 6 e 7 de março. Além disso, a partir das 14 horas, e no intervalo, 17 fantoches de papel maché estarão em exposição e os atores que dão vida aos bonecos de luva estarão explicando sobre a história do projeto.
A peça, contemplada pelo edital Elizabete Anderle, é resultado de seis anos de pesquisa e já está há dois circulando por Santa Catarina. O espetáculo "Tem gente uma feis" começa com um despertar dos bonecos que, após 35 anos dormindo dentro de um baú, escutam gente do outro lado da cortina do teatro. Os personagens Gretel e Seppel ficam esperançosos de voltar às atividades de fantoches e vão procurar o amigo Kasperl, o dono do teatro. Mas ocorre uma bruxa também acorda e está disposta a qualquer maldade para os bonecos dormirem novamente e ela ficar como protagonista do teatro. Kasperl é o herói e, por isso, é utilizado em todas as peças.
O objetivo do teatro de fantoches é resgatar esta forma de expressão teatral do passado. A idealizadora, Mery Petti, da Cia Alma Livre, confecciona os bonecos de luva e conta que o herói, Kasperl, faz parte de sua vida desde os cinco anos, quando via a encenação no jardim de infância. Com o resgate histórico, de uma prática cultural dos imigrantes alemães, o grupo acredita que possa despertar o teatro de fantoches incentivando o olhar para essa forma de expressão.
A comunidade está convidada para o espetáculo de bonecos, que deverá encantar crianças e adultos com intensidade. Mery está tão conectada ao personagem principal que se refere a ele como se fosse um ator real. "É muito dinâmico o Kasperl. Ele é um herói muito divertido." Comenta que os
bonecos trazem a alegria e o prazer proporcionado pela magia de seu reencontro com as pessoas.
Fonte: Assessoria de imprensa