sexta-feira, abril 25, 2025

Suplementos de vitamina E aumentam risco de câncer de próstata em 20%

Cientistas afirmam que Suplementos de Vitamina E e selênio não beneficiam a saúde

Os homens não devem tomar doses altas de vitamina E ou suplementos de selênio, porque eles não trazem benefícios para a saúde e ainda podem aumentar o risco de câncer de próstata em até um quinto, afirmam os cientistas.

A vitamina E, encontrada naturalmente em nozes, espinafre e brócolis serviria para impulsionar o sistema imunológico do corpo e o mineral selênio, encontrado em peixes e carnes, supostamente para evitar doenças cardíacas.

Mas os pesquisadores norte-americanos afirmam que altas doses de ambos podem aumentar o risco de câncer de próstata.

O risco pode aumentar até 91%, se um homem já tem altos níveis de selênio antes de tomar suplementos. Estudam mostram que parece não haver riscos ao tomar um multivitamínico padrão. Mas não houve quaisquer benefícios aparentes através dos suplementos.

O pesquisador-chefe Alan Kristal, do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson em Seattle, disse : “Homens que usam estes suplementos devem parar.”

Nem selênio, nem suplementação de vitamina E conferem todos os benefícios pretendidos, apenas os riscos”. O estudo analisou em detalhes um estudo anteriormente feito para testar se suplementos de vitamina E e selênio poderiam ajudar a prevenir câncer de próstata. Mas em vez disso, os pesquisadores descobriram mais casos de câncer de próstata entre os homens que tomaram 400 unidades internacionais (UI) de vitamina E por dia em comparação aos que tomaram um placebo. Isto é o equivalente a 363 mg por dia, o que é 30 vezes a quantidade diária recomendada .

Homens com baixos níveis de selênio foram os mais afetados pela dose extra de vitamina E – com os suplementos elevaram o risco de câncer de próstata em 63 por cento.

“Muitas pessoas pensam que os suplementos dietéticos são úteis ou, pelo menos, inócuo. Isso não é verdade”, disse Dr. Alan Kristal.

“Nós sabemos de vários outros estudos que alguns suplementos dietéticos em altas doses – ou seja, os suplementos que fornecem muito mais do que a ingestão diária recomendada de micronutrientes – Aumentam o risco de câncer”, conclui.

Mais de 35.000 homens saudáveis com 50 anos ou mais participaram do julgamento inicial, que começou em 2001. Outras investigações destes dados, publicado no Journal of the National Cancer Institute, revelou as últimas descobertas.

Veja: https://www.webmd.com/prostate-cancer/news/20140221/vitamin-e-selenium-supplements-might-double-chances-of-prostate-cancer

No Reino Unido, a quantidade diária recomendada de vitamina E é 12mg, e a maioria das pílulas de multivitaminas contém entre 15mg e 30mg .

No entanto, o Grupo de Peritos Reino Unido em vitaminas e minerais, diz que o limite máximo “seguro” é entre 700 e 800 mg por dia – o dobro do que foi concluído no estudo.

Mauro Queiroz/UNOPress
Fonte:
Journal of the National Cancer Institute
Artigo de Jenny Hope – Daily mail

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

O que fazer em caso de queimadura de água-viva na temporada

A água-viva é um animal marinho coberto por células...

Peixe de Cativeiro: O Perigo da Falta de Ômega 3

O consumo de peixe como a tilápia é amplamente...

A Verdade Por Trás do Salmão: Você Pode Estar Comendo Truta Salmonada

Quando você escolhe o “salmão” no supermercado ou no...

Agrotóxicos e os Casos de Câncer: O Que Você Precisa Saber

O uso crescente de agrotóxicos na produção agrícola é...