A formação de um novo sistema meteorológico entre a Região Sul do Brasil, o Paraguai e a Argentina, conhecido como Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM), provoca mais chuvas nesta quinta-feira. Segundo os meteorologistas da Somar, em algumas localidades do Rio Grande do Sul, o acumulado pode chegar a 80mm em 24 horas, os ventos alcançam 90km/h e há risco de queda de granizo. Apenas no leste do Paraná, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. Além disso, a temperatura máxima despenca e não chega a 20°C na fronteira com o Uruguai e varia entre 20°C e 22°C no sul de Santa Catarina. Apenas no Paraná, ainda faz muito calor, com máxima de quase 34°C no noroeste do Estado.
Na maior parte do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o tempo permanece seco, ensolarado e quente. No período da tarde, a temperatura pode passar dos 40°C no sudoeste de Mato Grosso, 36°C no interior do Nordeste e 34°C no oeste de Minas Gerais e de São Paulo. Há previsão de pancadas de chuva apenas em algumas localidades da Região Norte, sendo que pode ocorrer alguns temporais no sudoeste de Roraima e oeste do Amazonas.
Litoral
Alerta de ventos fortes no Sul do país por conta das áreas de instabilidade. No litoral norte do Rio Grande do Sul, as rajadas alcançam 40km/h no fim do dia e as ondas atingem quase 2m de altura.
Sexta-feira
As áreas de instabilidade dão origem a uma frente fria e a um ciclone extratropical nesta sexta-feira. Os novos sistemas causam pancadas de chuva, trovoadas e intensas rajadas de vento em praticamente toda a Região Sul. Segundo os meteorologistas da Somar, as rajadas alcançam 90km/h no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e 70km/h no Paraná. Além disso, a temperatura mínima entra em declínio no oeste do Rio Grande do Sul, variando entre 14°C e 16°C e a máxima não passa dos 24°C no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Já no Paraná, o tempo permanece abafado, com máxima de mais de 34°C no noroeste do Estado.
No Sudeste e Centro-Oeste, aumentam as áreas atingidas pelas chuvas fracas e isoladas de fim de tarde. Entretanto, o calor intenso prossegue. No Nordeste, o tempo permanece seco, ensolarado e quente em boa parte da Região, já no Norte do país, chove forte no oeste do Amazonas.
ai/UNO