Sombrio – O espetáculo da dança voltou a ocupar o ginásio de esportes Rogério Valerim, em Sombrio, na noite do último domingo, 18 de setembro. O município recebeu grupos de casa e de cidades vizinhas para a etapa microrregional do Festival de Dança Escolar Mário de Andrade, organizado pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) em parceria com a prefeitura de Sombrio.
O público que mais uma vez lotou as arquibancadas do ginásio pôde conferir 11 apresentações, sendo uma na categoria Mirim, cinco na Infanto Juvenil, duas na Dança de Salão e outras três em caráter especial, sem participar da competição. O evento foi realizado a partir das 20 horas, com a quadra especialmente decorada e iluminada para receber os grupos e casais.
Estiveram presentes no evento o prefeito de Sombrio, Professor Jusa, a coordenadora do Festival de Dança Escolar Mário de Andrade, Mapi Cravo, representando a Fesporte, o integrador esportivo da 22ª SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), Rogério Henrique Gonçalves, representando o secretário Heriberto Afonso Schimdt, e os secretários municipais de Educação, Christhina Souza de Luca, de Desenvolvimento Social e Ação Comunitária, Neliane Freitas da Silva e de Cultura, Turismo e Esporte, Alan Marcus Claudino. “Estamos cada vez adquirindo experiência em receber visitantes em Sombrio, já que este é mais um evento realizado em nosso município e que ultrapassa as nossas fronteiras. E mais uma vez estamos imensamente felizes em poder sediar a fase microrregional do Festival de Dança e ainda mostrar o talento dos nossos alunos”, declarou o prefeito Professor Jusa, que abriu a competição escolar.
O primeiro a se apresentar foi um grupo convidado. CriArte Espaço de Dança se apresentou com balé clássico na coreografia Momentos. Para as apresentações competitivas, a avaliação ficou por conta dos jurados Marcos Marquesani, Guilherme Abilhôa e João Biasotto, todos com experiências nacionais e internacionais, premiados em festivais de alto nível.
Na sequência, a categoria Mirim foi representada pelo grupo Corpo e Movimento, da escola municipal Professora Nilza Matos Pereira, de Sombrio. Com a coreografia Ritmos Latinos, da professora Elaine Cristina Matos de Vargas, o grupo ultrapassou a nota mínima e foi premiado no Festival.
A categoria Infanto Juvenil era a mais aguardada pelo público. Seis grupos disputaram as duas vagas à fase Regional. O primeiro a se apresentar foi A.I.C. Anjos da Rua, representando a escola estadual Apolônio Ireno Cardoso, de Balneário Arroio do Silva, com a coreografia Ritmo Urbano, de Helene Assis Re.
O grupo da escola estadual Catulo da Paixão Cearense, de Sombrio, apresentou a coreografia Viagem ao mundo mágico da inesquecível infância, do professor Claudiovani Coelho de Bitecnourt, na segunda apresentação da categoria. A escola municipal Professora Alda Santos de Vargas apresentou novamente a coreografia campeã da fase municipal de Sombrio, A magia do Circo, da professora Vanessa Silveira da Rosa. A escola municipal Professora Nilza Matos Pereira, vice campeã na fase municipal, levou ao palco o Afro Samba, também coreografado pela professora Elaine.
Fechando a categoria Infanto Juvenil, o município de Ermo foi representado pelo grupo Criarte Espaço de Dança, da escla estadual Pedro Simon. Renata Tristão Possamai coreografou a obra Festa do Boi-Bumbá.
Na categoria Dança de Salão, os bailarinos da escola estadual Irineu Bornhausen, de Sombrio, ficou com a primeira colocação, com coreografias de Tatieli Cunha. Em segundo lugar, a representação de Jacinto Machado, escola municipal Figueira, coreografados por Terezinha da Luz Borges. Ambas as duplas seguem para a fase Regional.
Os resultados mais aguardados foram também os últimos a serem anunciados. A terceira colocação do Infanto Juvenil, sem direito à vaga para a próxima fase, ficou com o Afro Samba da escola Professora Nilza Matos Pereira, de Sombrio. O município ficou também com o segundo lugar e uma das vagas, com a coreografia A magia do Circo, da escola Professora Alda Santos de Vargas.
A grande campeã da noite foi a representação de Ermo, a escola Pedro Simon e sua coreografia Festa do Boi-Bumbá. “O nível técnico esteve bastante alto e as notas foram muito parecidas, sendo decididas por décimos apenas”, concordaram os jurados, especialistas do mundo da dança.
As duas vagas foram amplamente comemorados pelos grupos vencedores, que nos dias 3 e 4 de outubro participam da etapa Regional, em Araranguá.
Valdinei de Almeida Nichele
ai/ocaapress