SOL planeja ações contra a exploração sexual de crianças e adolescentes para o dia 18 de maio

Com o objetivo de prevenir e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), prevê ações para o dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal 9.970/00 o “Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Com o slogan “Esquecer é permitir, lembrar é combater! Disque 100”, a Secretaria confeccionou 20 mil adesivos para carro, que serão distribuídos no dia 18 de maio em mobilização realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis, pelo Fórum Catarinense Pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infanto-Juvenil, e demais Secretarias Municipais de Assistência Social da Grande Florianópolis.

Entre as ações, a SOL solicitou a exibição de uma faixa da campanha no jogo de futebol entre Avaí e São Paulo, que aconteceu no dia 12 de maio em Florianópolis; e está solicitando, desde o início do mês, aos proponentes com projetos aprovados para receberem recursos do Funturismo, a confecção de faixas e a locução de texto de conscientização nos eventos que acontecerem até o dia 18 de maio.

Estão previstos, ainda, a confecção de folders, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, a serem distribuídos pelas Secretarias Municipais de Assistência Social da Grande Florianópolis, e pelo trade turístico; e a distribuição de marcadores de livros da campanha na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, na qual Santa Catarina será o Estado homenageado desta edição.

As ações da Secretaria de estímulo às denúncias contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo iniciaram no carnaval deste ano, a partir de um convênio assinado em janeiro deste ano com o Ministério do Turismo para o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI).

O programa, que está estruturado em quatro eixos de ação – projetos de inclusão social com capacitação profissional, projetos de formação de multiplicadores pelas 10 regiões turísticas do Estado, seminários de sensibilização, e campanhas –, pretende envolver a participação de agentes públicos federais, estaduais e municipais; empresários; profissionais do turismo; e segmentos da sociedade civil, a partir da mobilização e do compromisso dos diferentes atores sociais.

UNOPress

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *