Joinville – Técnicos da empresa contratada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) para fazer o plano de emergências para transporte de cargas e resíduos perigosos da Serra Dona Francisca estão em Joinville realizando parte da coleta de dados e vistorias no local. Nesta terça-feira, dia 23, serão avaliados os pontos críticos da rodovia mais propensos a acidentes que podem causar impacto ambiental e à comunidade residente na região.
É a terceira vistoria técnica. Em conjunto com outros dados em levantamento, será composta uma matriz de risco, ou seja, serão cruzados os pontos críticos de acidentes com as regiões vulneráveis que possuem alto contingente populacional e locais que servem de abastecimento de água
para a cidade. "Essa etapa é uma das mais importantes porque vai definir os cenários de riscos, consequentemente, as ações a serem tomadas e o tempo necessário para contornar cada uma", explica o gerente de análise de risco da Planeta Ambiental, Dennys Spencer.
Parte da pesquisa já foi concluída como avaliação da fauna, flora, zoneamento e uso do solo, evasão dos recursos hídricos, cartografia da região e sinalização. O plano de emergências para transporte de cargas e resíduos perigosos abrange o trecho que inicia na BR 101 e segue até o divisor de águas da serra. É a região onde estão localizados os mananciais que abastecem 70% da cidade. "A Fundema está investindo 85,9 mil reais nos estudos", observou o presidente do órgão, Marcos Schoene.
Fonte: Assessoria de imprensa