Seminário Regional da Pesca teve a participação de autoridades e lideranças dos munícipios que compõem a região Noroeste.
São Lourenço do Oeste – O Município sediou na tarde desta sexta feira dia 05 de abril o Seminário Regional da Pesca que teve a participação de agricultores, prefeitos, vice-prefeitos, secretários de agricultura, técnicos, associações de piscicultores, aquicultores, dirigentes sindicais, movimentos sociais, Epagri, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Sicoob e lideranças da região Noroeste de Santa Catarina.
O prefeito municipal Geraldino Cardoso, falou da importância dos coordenadores trazerem para a região oeste de Santa Catarina, um seminário deste porte que discute a piscicultura como uma nova fonte de renda para os pequenos agricultores dessa região.
O Prefeito acredita, que se os agricultores se organizarem e trabalharem dentro da técnica, e que tenham auxilio financeiro dos governos Estadual e Federal, é possível ampliar consideravelmente a produção de pescado nesta região do estado.
“Apesar de o Brasil ser um país com maior quantidade de agua doce do mundo, a nossa produção pesqueira ainda é muito pequena. Talvez, pela falta de incentivo dos governos. Por isso, uma politica de crédito, assistência técnica, e a agilização do licenciamento ambiental, podemos fomentar o mercado de pescado, pois a comercialização se tiver preço justo e garantida” falou o prefeito em sua mensagem na abertura do Seminário.
O seminário foi uma oportunidade para que as lideranças e produtores de peixes pudessem discutir Produção de Peixes e o Primeiro Plano Safra da Pesca e Aquicultura bem como, assuntos relacionados ao crédito, assistência técnica ambiental, comercialização e inclusão social.
Autoridades presentes na mesa de honra: Geraldino Cardoso Prefeito Municipal de SLO, Dirceu Dresch Deputado Estadual, Daniel Rodrigo Hippler Vice-prefeito de SLO, Vereador Valmir Luiz Maboni representante da Câmara de Vereadores de SLO, Idalino Bampi Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural de SLO, Horst Doering Superintendente do Ministério da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Paulo Lauschen Chefe do Escritório Regional da Pesca de Chapecó, Volmir Pinto de Oliveira representando a regional da Epagri, Rudimar Borcioni Prefeito Municipal de Campo Ere, Eli Mariot Prefeito Municipal de Novo Horizonte, Alceu Pastorello Gerente da CEF, além de representantes do Banco do Brasil, Sicredi e Siccob.
ai/UNO