Administração Municipal e Epagri organizam evento que pretende elevar rentabilidade das propriedades
A produção de leite se apresentado como uma importante fonte de renda para muitos produtores de Rio das Antas. São mais de 250 propriedades que tem o leite como o sustento da família. Pensando na manutenção e maximização deste importante setor do agronegócio do município, a unidade local da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Administração Municipal de Rio das Antas realizam o I Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite. O evento será realizado no dia 14 de julho, a partir das 09 horas, no Pavilhão da Igreja Matriz Santo Antônio.
Os participantes terão oportunidade de conferir um diagnóstico municipal da atividade leiteira e também aprofundar o conhecimento sobre o planejamento de produção de pastagem, manejo nutricional de vacas em lactação, a respeito de uma doença que afeta um percentual cada vez maior do rebanho, que é a mastite. São esperadas 150 pessoas.
Segundo o extensionista rural da Epagri e coordenador do evento, Sadi Zilli, a produção de leite está crescendo em Rio das Antas e os produtores precisam estar atentos às constantes melhorias que precisam fazer nas propriedades, visando o aumento da rentabilidade.
– Temos notado que muitos produtores poderiam ter um lucro maior com a produção de leite, mas acabam pecando quando o assunto é pastagem, por exemplo. A manutenção do alimento do gado leiteiro é fundamental para a qualidade, saúde e na diminuição de custos com outro tipo de alimento, comentou.
Uma estimativa da Epagri de Rio das Antas e Secretaria Municipal de Agricultura de Rio das Antas aponta que, em maio, foram produzidos em torno de 480 mil litros de leite, envolvendo entregas para as empresas Tirol e Coopervil, e um percentual de 20% usado para fabricação de derivados (queijos) e consumo próprio.
O prefeito Alcir José Bodanese enfatiza ainda que Rio das Antas desponta como um grande produtor de leite na região do Vale do Rio do Peixe e o objetivo do evento é melhorar a atividade leiteira usando o que os produtores já têm como qualidade genética e melhorando ainda mais a produtividade.
– Estamos apoiando na organização do evento porque Rio das Antas é um grande produtor de leite e queremos melhorar ainda mais os conhecimentos de nossos produtores. Acreditamos que novas técnicas sempre podem contribuir para diminuir os custos na criação dos animais e no aumento da produção, gerando maior renda às famílias que trabalham na área, disse Bodanese.
A participação no I Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite é gratuita, mas é necessário que os interessados façam a inscrição até o dia 11, na Epagri de Rio das Antas ou telefone (49)3564-0146.
Programação:
09h – Inscrições
09h30min – Abertura Oficial
10h – Palestra “Do Leite ao pasto – Uma alternativa Rentável”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e especialista em nutrição animal da Epagri/Concórdia, Carlos Mader Fernandes
12h – Almoço
13h30min – Palestra “Mastite Bovina – Um desafio à pecuária leiteira”, ministrada pelo médico veterinário e pesquisador do CEFAP-Epagri/Chapecó, Vagner Miranda Portes
14h30min – Palestra “DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável”, ministrado por servidores do Banco do Brasil.
15h – Encerramento
Serviço:
I Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite
Dia 14 de julho – 09 h
Pavilhão da Igreja Matriz Santo Antônio
Rio das Antas
Entrada Gratuita, mediante inscrição
Informações – Epagri Rio das Antas – (49)3564-0146
ai24horas