Balneário Camboriú – O secretário de segurança de Balneário Camboriú, Nilson Frederico Probst, esteve na última sexta-feira, 15, juntamente com o diretor do Departamento de Guardas de Balneário, Adélcio Bernadino, na capital paranaense para conhecer a Guarda Municipal.
Curitiba atualmente conta com cerca de 1700 guardas municipais no efetivo. Eles fazem atendimento direto em 450 postos de serviço oferecidos pela prefeitura. A GM é a parte mais visível da Secretaria de Segurança da capital paranaense.Criada em 1988, está completamente integrada à vida da cidade.
A guarda atua no patrimônio público municipal, como escolas, unidades de saúde e praças. Ocupa um lugar significativo para a vida da população. Também mantêm missões conjuntas com órgãos governamentais, empresas privadas e estatais. A GM atua contra o vandalismo em órgãos públicos e também realiza trabalho de reeducação destes infratores.
O secretário Nilson, destaca que a sensação de segurança é muito grande com a presença dos guardas na cidade. Disse ainda, que é uma realidade muito próxima de Balneário Camboriú. A GM de Curitiba, também auxilia a Defesa Civil nas emergências e presta serviços na área social. O diretor Adélcio destacou a beleza e sobriedade dos uniformes usados pelos profissionais.
De acordo com o diretor da GM de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior, a GM atua preventivamente contra crimes sem problema algum. O diretor ofereceu ao secretário de segurança apoio e se prontificou a vir à Balneário para repassar sua vasta experiência. O secretário Nilson trouxe para Balneário vasto material usado pela guarda de Balneário como modelo.
ai/UNO