Joinville – A Secretaria da Saúde tem intensificado o combate à gripe A, com campanhas de esclarecimento e tratamento, como vem acontecendo em todo o país. Com a confirmação de que o vírus da gripe A está em circulação no Brasil, os cuidados devem ser ainda maiores. Em Joinville, durante o Festival de Dança, foi montado estande e distribuídos cartazes e folhetos nos locais de movimento, para orientação e esclarecimentos sobre a doença.
Em Santa Catarina, até o dia 10 de julho, 59 casos foram confirmados. Segundo a gerente de Vigilância em Saúde em Joinville, Jeane Regina Vieira, até o momento são 15 casos suspeitos, dois confirmados e 11 descartados.A pessoa que apresentar os sintomas, que são febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta, é orientada a procurar primeiramente o posto de saúde do bairro ou a rede privada a que está habituada, para ser examinada. No posto, o paciente passa por triagem, para verificar se a doença é classificada como respiratória aguda grave. Se o caso for confirmado, então será encaminhado para o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, onde será tomada a medida de tratamento. A rede privada, ao receber casos suspeitos, contata a Vigilância Epidemiológica para que seja feita a ficha de investigação. Se houver confirmação, o tratamento é feito no próprio hospital privado.
Para os casos confirmados nos postos de saúde, foi criada, no Hospital Regional, uma sala de isolamento, em que o paciente permanece internado e recebe medicação e atendimento médico adequado, até que os sintomas desapareçam. Para os adultos, o período de contaminação com gripe A inicia um dia antes do início dos sintomas e dura até o sétimo dia e para crianças, um dia antes até o 14º.
Manter as mãos limpas, evitar tocar nariz ou boca, usar lenço ao espirrar e manter o ambiente ventilado são medidas de prevenção que devem ser tomadas sempre. É indicado, também, que não seja feita automedicação, já que ela pode trazer complicações e ser prejudicial à saúde.
Fonte: Assessoría de Imprensa