Técnicos da Diretoria de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação reuniram-se nesta terça-feira (20), com diretores, supervisores de educação e integradores de ensino de 16 Gerências Regionais de Educação e 20 diretores de escolas públicas da rede pública estadual. Durante a reunião, a equipe de profissionais responsáveis pela coordenação do projeto em Santa Catarina, apresentou um plano de ação pedagógica para a implementação do Programa: “Ensino Médio Inovador”, em 20 unidades escolares que aderiram ao projeto piloto a ser implantado em 2010. “O objetivo do plano é nortear o trabalho pedagógico em toda a sua abrangência”, ressaltou o diretor de Educação Básica, Antônio Elízio Pazeto.
De acordo com a técnica Maristela Aparecida Faguerazzi, o Plano de Ação Pedagógica (PAP) é o instrumento base para a elaboração dos respectivos planos de trabalho de cada escola que está sendo inserida no programa. O PAP fundamentará os convênios a serem firmados e faz parte do processo que credenciará o recebimento do apoio financeiro do Ministério da Educação. Pazeto recomenda que o plano seja elaborado com a participação da comunidade escolar, por meio de um processo dinâmico e contínuo, estimulando a organização das disciplinas articuladas com atividades integradoras. Tudo a partir das inter-relações existentes entre os eixos que constitui o Ensino Médio Inovador: o trabalho, a ciência e a tecnologia.
Constam do roteiro do documento, que será elaborado pelas unidades escolares, os seguintes tópicos: análise institucional da escola, avaliação estratégica, potencialidades, definições e metas, plano de metas, exemplos de ações que contemplam as dimensões para a elaboração do PAP, sistematização e desenvolvimento das ações, procedimentos estratégicos, público envolvido/beneficiado, memória de cálculo e cronograma de execução.
Análise situacional da escola – Neste tópico, a unidade escolar deverá traçar um diagnóstico que identifique e que situe a sua realidade (perfil socioeconômico, localização geográfica e dizer onde está localizada); identificar os índices educacionais do ensino médio, experiências em andamento com êxito ou propostas que contribuem ou interferem no processo ensino-aprendizagem na sua gestão; descrever o perfil do grupo gestor; descrever sinteticamente a infraestrutura adequada.
Regionais envolvidas – Florianópolis, Maravilha, São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Caçador, Curitibanos, Criciúma, Lages, Tubarão, Joinville, Blumenau, Itajaí, Canoinhas, São Bento do Sul e Instituto Estadual de Educação.
Fonte: Assessoría de Imprensa