Sebrae faz parcerias com entidades africanas

Brasília – O presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto, e técnicos da instituição visitam a África do Sul e Moçambique, entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, onde se reúnem com órgãos governamentais e entidades representativas do segmento.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem ampliado, nos últimos anos, a sua cooperação com países africanos para a capacitação e desenvolvimento dos negócios de pequeno porte de diversos países de língua portuguesa e não só. Para estreitar essas relações, o presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto, e técnicos da instituição visitam a África do Sul e Moçambique, entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, onde se reúnem com órgãos governamentais e entidades representativas do segmento dos negócios de pequeno porte..

Nesta segunda, 31, a missão conhecerá uma proposta de cooperação em melhores práticas internacionais para a capacitação de consultores para o atendimento às micro e pequenas empresas pela Small Entreprise Development Agency (Seda), uma agência do Departamento de Comércio e Indústria (DTI), da África do Sul, criada em 2004.

Na terça, 1, o presidente do Sebrae vai conhecer como é feito o registro de empresas naquele país africano, visitando a CIPRO que, a partir de unificação da SACRO (registro de empresas) e SAPTO (patentes e marcas), realiza um atendimento unificado e centrado nos clientes.

A missão do Sebrae visita também a Khula Enterprise Finance Ltd, dedicada ao desenvolvimento e sustentabilidade das pequenas empresas na África do Sul, por meio de uma rede de canais de oferta de financiamentos para o segmento. A Khula opera no país há mais de 13 anos com bancos comerciais, fundos especializados e joint ventures.

Moçambique

Dia 2 de setembro, a missão do Sebrae chega a Maputo e participa de um programa de palestras sobre o empreendedorismo e as formas de atendimento ao empresário na sede do Instituto para a Promoção das Pequenas Empresas (Ipeme). À tarde, o presidente Paulo Okamotto dá uma palestra na Feira Empresarial FACIM, o principal evento internacional do gênero em Moçambique, visando a promoção comercial de empresários locais e estrangeiros.

O último dia da visita em Moçambique será dedicado a visitas a áreas industriais e comerciais de Maputo e Matola, para conhecer empresas de pequeno, médio e grande portes instaladas nas duas cidades e que traduzem de forma significativa a realidade da economia local.

Fonte: Assessoría de Imprensa

 

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *