Criciúma – A maior festa brasileira está chegando. O carnaval que arrasta multidões é o momento de maior vulnerabilidade as doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, o governo municipal, por meio do programa de prevenção às DST/HIV/AIDS, está programando uma campanha de conscientização quanto ao uso de preservativo e levará o Bloco da Prevenção às ruas.
“É importante enfatizar a prevenção neste período porque os carnavalescos acabam excedendo nas bebidas alcoólicas e esquecem de usar a camisinha”, sublinha a coordenadora do Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/AIDS, Caroline Inácio Spilere.
O Bloco da Prevenção estará em alguns locais distribuindo leques informativos e 200 mil camisinhas para os carnavalescos. Conforme Caroline, durante os cinco dias de folia, uma equipe de profissionais da Saúde estará realizando o trabalho em algumas casas noturnas da cidade.
“Serão anexados nos banheiros (feminino e masculino) dispensadores de preservativos para que os foliões tenham livre acesso”, destaca Caroline. Ela, ainda, completa que a equipe ficará na panfletagem e reposição dos dispensadores. “Já que eles não saem de casa preparados, nós levamos até eles”, finaliza a coordenadora do programa. No ano passado, também foi entregue a mesma quantidade de preservativos durante os dias de folia.
ai/UNO