Videira – A Secretaria de Turismo e Cultura de Videira realiza no próximo dia 5 de outubro mais uma atividade cultural para movimentar o município. Será um Sarau Literário Musical com o maestro e cantor videirense, residente na Suíça, Luiz Alves da Silva e o pianista suíço – Daniel Schnurrenberger. “Queremos convidar toda a comunidade para este evento ímpar em nossa cidade. É uma ótima oportunidade de assistirmos profissionais que atuam internacionalmente”, aponta o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt.
O evento está marcado para as 20 horas, com entrada gratuita, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, localizada na Rua Bulcão Viana, 568, no Bairro Floresta.
A realização do evento é da Prefeitura de Videira com apoio da Associação Suíça em prol do Conservatório de Música de Videira, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Associação Videira Música Viva e Verde Vale Palace Hotel.
Maestro videirense faz sucesso na Europa
Há 25 anos o maestro e cantor videirense Luiz Alves da Silva deixou o Brasil para estudar canto na Suíça. Desde então, fixou raízes naquele país da Europa, mas todos os anos, faz questão de voltar ao Brasil, especialmente em Videira, para partilhar os conhecimentos adquiridos.
Atualmente Luiz, é professor de canto na Universidade de Zurique, diretor regente da Orquestra Ensembleturicun e ainda é maestro de três corais suíços. Em Videira, o maestro vem mudando o cenário da música vocal e instrumental. Assim como fará novamente este ano, em várias oportunidades ele veio à cidade ministrar oficinas para os professores e alunos das bandas e corais municipais.
Consigo sempre trás renomados professores suíços de violino, violoncelo, metais percussão e regência, clarinete, reparos de instrumentos, sax, piano, trompete, soprano e acordeon. Em uma das ocasiões trouxe para Videira o diretor da Universidade de Musica do Mississipi – Danilo Mezzadri. “Vale salientar que todos esses profissionais são amigos do maestro Luiz e aceitaram vir ao interior de Santa Catarina, apenas para colaborar com o crescimento musical de Videira e região, pois nenhum deles recebeu cachê ou ajuda financeira para a viagem”, aponta a diretor do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura de Videira – Wladmar Goldbach – que coordenada a vinda do maestro para a cidade.
Doação de instrumentos suíços transformam realidade das bandas de Videira
E não são apenas profissionais renomados que o maestro videirense faz questão de trazer para a cidade natal. Há vários anos, Luiz fundou a Associação Suíça em prol do Conservatório de Música de Videira e através desta instituição já emprestou em regime de comodato, mais de 400 instrumentos de excelente qualidade para serem utilizadas pelas bandas municipais de Videira. Material de manutenção, ferramenta para reparos, assim como centenas de partituras e mais de 900 cds para enriquecer a fonoteca, também estão à disposição dos videirenses.
Periodicamente também leva para a Suíça professores e alunos que se destacam no município. Lá eles recebem aulas de reforço concentrado e a missão de retransmitir o aprendizado em Videira como é caso do maestro da Banda Sol – Lá-Si – Fábio Bolzan, do professor de violino Aimoré Pereira Júnior, além dos músicos Anderson Fiorelli e Elemar Bresciani Júnior. “Outros alunos de Videira já estão frequentando as aulas de alemão e assim que completarem os 18 anos, o maestro irá articular um estágio naquele país”, aponta Wladmar destacando que os incentivos do maestro não param por aí.
Segundo ela, não é raro o maestro financiar viagem e estadia dos alunos em oficinas de música pelo Brasil. “Toda a família acaba participando. Anualmente, a mãe do maestro que mora em Curitiba, viaja e disponibiliza a casa dela para os alunos de Videira, ficarem hospedados e poderem participar de oficinas de música naquela cidade”.
Fonte: Assessoría de Imprensa