terça-feira, junho 24, 2025

São Bento do Sul Cidade do Patrimônio Cultural Nacional

São Bento do Sul – As características de algumas construções de São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense, podem fazer com que ela se torne Cidade do Patrimônio Cultural Nacional. A informação foi dada por Dalmo Vieira Filho, diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan – Instituto de Preservação Histórica e Arquitetônica Nacional, que esteve nesta sexta-feira, dia 6, no município.

Recentemente o prefeito Magno Bollmann esteve em Brasília e fez o convite para que Dalmo viesse até São Bento do Sul. Atendendo a este convite, o diretor do Iphan, juntamente com integrantes da Superintendência Regional do órgão, com sede em Florianópolis, visitaram algumas propriedades com elevado interesse histórico.

A primeira visita acontece na casa de dona Anne Casa Schlagenhaufer, erguida em 1896. No local, Dalmo ficou encantado com o que viu. “Isso aqui é maravilhoso”, comentou o diretor do Iphan. Conforme ele, há o interesse do Instituto para a restauração e preservação histórica daquele prédio, construído às margens da Estrada Dona Francisca. Outro local visitado foi a Casa Struck, construída por volta de 1980 e que também mantém praticamente as mesmas características de quando foi erguida na Estrada Dona Francisca, no bairro de Bela Aliança.

A visita encerrou-se numa ponte construída no bairro de Bela Aliança, e que mantém até os dias atuais sua inscrição de quando foi feita: 1884. Como a ponte corta a propriedade da família Brüsky, estes procuram mantê-la com as características originais, permitindo inclusive a visitação pública ao local. “Não existe no Estado de Santa Catarina qualquer obra rodoviária deste período”, frisou Dalmo Vieira, considerando aquela construção única no Estado.

Restaurações garantidas
 
Durante sua visita, Dalmo Vieira informou ao prefeito Magno Bollmann que ao longo de 2009 o Iphan investiu apenas R$ 40 mil em São Bento do Sul, numa obra emergencial na Casa Eichendorf, localizada na Estrada Dona Francisca, ainda no bairro Mato Preto. Porém, para 2010 a ideia do Iphan é aumentar consideravelmente o volume de recursos aplicados em São Bento do Sul na recuperação de prédios tombados. Entre as construções que deverão ser reformadas pelo Instituto no próximo ano já são certas a Casa Eichendorf, além da Estação Ferroviária de Serra Alta. Um terceiro prédio que pode receber reformas é a Casa Schlagenhaufer.

Dalmo Viera também sinalizou a intenção do Instituto de Preservação Histórico em construir na região de Rio Natal um Memorial da Imigração Polonesa no Brasil, já que naquela região é grande a quantidade de descendentes de famílias polonesas que imigraram para o Brasil e que, até hoje, mantém suas tradições.

Para março de 2010, Dalmo falou que os Ministros da Cultura, Juca Ferreira, e do Turismo, Luiz Barretto, além do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, deverão vir a região. São Bento do Sul, ao lado de outros municípios da região, pertencem ao Roteiro Nacional da Imigração e, desta forma, há o interesse de aumentar a quantidade de recursos aplicados nesta região.

Fonte : Assessoria de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...