Florianópolis – Nesta segunda-feira (13), o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Enori Barbieri, recebeu a informação de que o terreno pertencente ao Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), localizado em Imbituba, foi desapropriado por utilidade pública para a construção do Centro de Concentração de Bovinos para Exportação.
O Centro de Concentração de Bovinos para Exportação é uma exigência da União Européia para a importação de animais vivos. Imediatamente antes de serem exportados, os animais ficarão em quarentena no Centro, para que haja um controle sanitário rígido e atenda às normas daqueles países.
Barbieri explica que o Centro de Concentração deve ser construído, obrigatoriamente, próximo a um porto, pois após o período de quarentena os animais devem ser embarcados imediatamente para o país de destino. “A estrutura pertencerá a Secretaria da Agricultura e será operada pela Cidasc, o terreno é totalmente adequado aos nossos objetivos e todas as partes envolvidas no processo aprovaram a escolha”, diz.
“Santa Catarina será o único estado brasileiro a exportar bovinos vivos de raças de corte para a União Européia”, resume o secretário. Segundo ele, após essa etapa abre-se a possibilidade de exportar também carne suína para aqueles países. “Sendo Santa Catarina o maior produtor de suínos do Brasil e o segundo maior exportador, isso representaria a abertura de um mercado de uma grandeza sem precedentes na história de nosso Estado”, conclui.
AI/24Horas