A cidade de Blumenau, hoje cidade turística, foi colonizada por imigrantes alemães, e atualmente ainda mantém alguns traços da cultura dos antepassados, tanto no trabalho e na vida social, como na arquitetura, nas artes e na gastronomia. Entre esses costumes vindos da Europa, está a fabricação da cerveja, hoje a bebida mais consumida do Brasil. Antigamente, havia mais de 20 cervejarias artesanais na cidade, que produziam a bebida de forma caseira, e utilizavam-na para abastecer eventos como bailes e festas familiares.
Mesmo depois de essa produção já ter se concentrado em grandes empresas especializadas, o apego às tradições e à cultura dos antepassados, fez com que Blumenau revisasse seus valores. Desta forma, a cidade acabou abrindo as portas para que cervejarias artesanais surgissem com força em toda a região, conquistando o público pela qualidade. Cada vez mais integradas com o turismo e a cultura da região de Blumenau, algumas das cervejarias artesanais, por meio da Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau (Sectur), abrem visitações para que turistas e blumenauenses conheçam o processo e tradição da fabricação da cerveja.
Para os apreciadores da bebida, ou mesmo para os curiosos quanto à sua fabricação, a dica da Sectur é um passeio nas empresas, atividade que contempla o chamado Roteiro das Cervejarias Artesanais. Além de poder provar a cerveja, os visitantes podem desfrutar da paisagem que acompanha todo o roteiro, e que faz jus ao título recebido por Blumenau de “Europa Brasileira”. Atualmente, o trajeto é composto por 11 empresas de Blumenau e região. Todas elas seguem a chamada Reinheitsgebot, a Lei da Pureza Alemã, que limita a produção para o uso de apenas quatro ingredientes na cerveja: água, lúpulo, malte e fermento. Criada em 1516, a lei vigora na Alemanha, proibindo o uso de conservantes na fabricação.
O Roteiro
O percurso projetado contempla cervejarias não apenas Blumenau, mas também de Timbó, Gaspar, Lontras, Jaraguá do Sul, Joinville, Forquilhinha, Pomerode e Brusque. De acordo com Vânia Maria Gayo, Gerente de Planejamento da Sectur, com base em pesquisas realizadas e retornos recebidos das empresas, este é o roteiro mais visitado entre os sete que foram elaborados pela equipe da Secretaria. “Mesmo não tendo um controle oficial do número de visitantes, já que o contato é feito diretamente com as cervejarias, sabemos que a maioria das empresas que fazem parte do roteiro, principalmente as de Blumenau, recebem visitas diariamente” contou.
Vânia ressalta que, na criação do trajeto, a ideia foi focar no turismo regionalizado. “A Sectur foi a responsável por idealizar o projeto, e na época da formulação dele, convidamos todas as cervejarias de Blumenau e região para participar. Aquelas que se propuseram e que têm a infraestrutura necessária para receber os visitantes, entraram no roteiro”, afirmou. Ela finaliza dizendo que todas as 11 cervejarias participantes oferecem segurança para as pessoas e também contam com um guia para mediar as visitas. Cada passeio deve ser agendado diretamente com a cervejaria que o participante desejar visitar. Faltando menos de três semanas para o início da 30ª Oktoberfest, a festa mais alemã do Brasil, onde o chope é um dos pontos chave, o Roteiro é o mais indicado para quem gosta da bebida mais vendida do Brasil.
Empresas
Nove cidades de Santa Catarina têm cervejarias no roteiro. A prioridade é de Blumenau, que tem três participantes. A primeira delas, em ordem alfabética, é a Cervejaria Bierland, na Itoupava Central. O nome vem do alemão, e significa “terra da cerveja”, em homenagem a Blumenau. A fábrica, que conta com um bar anexo para que os visitantes possam degustar os chopes e cervejas fabricados, fica na rua Gustavo Zimmermann, nº 5361. Visitas podem ser agendadas pelo telefone (47) 3337-3100 e informações podem ser obtidas no site www.bierland.com.br.
A segunda delas é a Eisenbahn, no Salto Weissbach, fundada em 2002. A cervejaria produz uma variedade de 11 cervejas, que totalizam aproximadamente 200 mil litros por mês. Dezessete Estados do Brasil são consumidores, além dos EUA e da Suíça. A empresa fica na rua Bahia, nº 5181, e visitas podem ser agendadas pelo telefone (47) 3488-7371. Informações no site www.eisenbahn.com.br. Completando o roteiro em Blumenau está a Wunder Bier, no bairro Fortaleza, fundada em 2007. Vários tipos de chopes são oferecidos aos visitantes, que podem agendar a visitação pelo telefone (47) 3339-0001. Quem quiser conhecer a cervejaria pode acessar o site www.wunderbier.com.br.
Para Eduardo Krueger, Sócio-gerente da Cervejaria Bierland, uma das principais do Roteiro desenvolvido pela Sectur, a empresa não poderia ficar de fora do projeto. “Esse percurso foi criado por Blumenau, e com a Bierland sendo uma das maiores fábricas da região, optamos por participar. O turismo vem crescendo muito na cidade, e essa iniciativa acaba por promover a vinda dos turistas até nós”, contou. E segundo ele, a aceitação é grande. “Recebemos muitas visitas durante todo o ano, principalmente em outubro, época da Oktoberfest. No próximo ano estamos planejando ampliar a fábrica, e melhoraremos ainda mais a infraestrutura necessária para atendermos os visitantes”, finalizou Krueger.
Algumas das cidades vizinhas a Blumenau também estão no percurso indicado pela Secretaria de Turismo, com cervejarias localizadas nas cidades de Gaspar, Jaraguá do Sul e Pomerode. Em Gaspar estão a Cervejaria e a fábrica da Das Bier. O nome da empresa vem da língua alemã, e significa “a cerveja”. O local, edificado em estilo arrojado e cercado de verde, conta com bar coberto e um deck com vista para um vale. A fábrica fica na rua Bonifácio Haendchen, 5311, e agendamentos podem ser feitos pelo telefone (47) 3397-8600. Informações adicionais estão no site www.dasbier.com.br.
Em Jaraguá do Sul, a fábrica que participa do roteiro é aKönigs Bier, única da cidade, e inaugurada em 2007. O nome também vem do alemão, e significa “cerveja do rei”, em homenagem aos reis e sociedades de tiro que preservam esta antiga tradição alemã na região. Para visitação, é necessário fazer o agendamento prévio pelo telefone (47) 3370-5544. A fábrica fica na rua Erich Sprung, nº 215, e informações podem ser obtidas no site www.konigsbier.com.br. Por fim, em Pomerode está localizada a Cervejaria Schornstein, fundada em 2006 e com sede na rua Hermann Weege, nº 60. O prédio que a abriga é tombado pelo patrimônio histórico e tem mais de 50 anos de existência. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (47) 3387-6655, e mais dados estão no site www.schornstein.com.br.
Arredores
O Roteiro contempla algumas das principais cidades turísticas do Estado, seja do norte ou do sul de Santa Catarina. Um exemplo é a cidade de Forquilhinha, considerada a mais alemã do sul do Estado, onde está a Cervejaria Saint Bier, que também faz parte do roteiro. A empresa produz chopes e cervejas com ingredientes importados, mantendo o método de produção artesanal para garantir o sabor da cerveja. A fábrica fica na avenida 25 de julho, nº 1303, e visitas devem ser agendadas pelo telefone (48) 3462-3400. Outras informações podem ser encontradas no site www.saintbier.com.
Cervejarias de Brusque, Timbó, Joinville e Lontras são os últimos destinos sugeridos pelo Roteiro das Cervejarias Artesanais. Em Brusque fica a Cervejaria Zehn Bier, fundada em 2006 e localizada na rua Benjamin Constant, nº 26. O telefone para agendamentos é o (47) 3351-6685, e o site é o www.zehnbier.com.br. A cidade de Timbó é sede para a Cervejaria Borck, inaugurada em 1996. Apesar de a fábrica não possuir bar próprio, visitações podem ser agendadas através do e-mail cervejaria@borck.com.br. O contato com a cervejaria, localizada na rua Pomeranos, nº 1963, pode ser feito através do telefone (47) 3382-0857, ou do site www.borck.com.br.
Em Joinville está a Cervejaria Opa Bier, fundada em 2006 pararesgatar a tradição joinvilense de produzir cervejas de qualidade incontestável. Visitas devem ser agendadas pelo e-mail visita@opabier.com.br, e o contato é o telefone (47) 3467-0090. A cervejaria fica na rua Dona Francisca, nº 11.560, e o site para conhecê-la é www.opabier.com.br. Por último, mas não menos importante, vem a Holzweg, localizada na rua Paulo Alves do Nascimento, n° 387, no centro de Lontras. A cervejaria foi inaugurada em 2010, e nasceu com o objetivo de resgatar a tradição e cultura alemã na cidade. O agendamento para visitar o local, em estilo rústico e bastante nostálgico, pode ser feito pelo telefone (47) 3523-0277 ou (47) 8819-8817. O site para conhecer a empresa é o www.holzweg.com.br.