O prefeito Clésio Salvaro, juntamente com as secretárias do sistema Social e de Educação, Geovânia de Sá e Roseli Maria de Lucca Pizzolo, e o vereador Izio Inácio (Hulk), representando a Câmara Municipal de Criciúma, foram recebidos hoje (27), em Florianópolis, pelo Secretário de Segurança Pública do Estado, Cesar Grubba. Objetivo do encontro foi discutir a segurança pública de Criciúma.
O secretário da SSP garantiu à comitiva um efetivo de mais 120 policiais para Criciúma (até dezembro), e propôs a Formação de um Comitê de Gestão Integrada com a participação da Promotoria Pública, que será coordenado pelo superintendente da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC), Jair Hass e pelo comandante da PM de Criciúma, Márcio Cabral.
Nos próximos 15 dias, o Comitê de Gestão Integrada vai apresentar ao secretário de segurança pública a proposta do número de viaturas, motocicletas e de Bases Fixas que seriam implantadas em pontos estratégicos do município.
Salvaro colocou à disposição a estrutura do governo do município. “Temos a guarda municipal, subordinada à ASTC, projetos do sistema Social e, na área da Educação, o programa escola em tempo integral. Tudo isso poderá ser usado na prevenção da criminalidade”, disse.
O secretário da SSP sugeriu ainda a criação de convênios entre o Estado e o Governo do Município para a elaboração do projeto. “Com isso, poderemos ampliar, por exemplo, o número de câmaras de vigilância”, disse
Para o comandante da PM do Estado, Nazareno Marcineiro, entre os trabalhos que seriam desenvolvidos em Criciúma, estaria o projeto de Polícia Comunitária em bairros com maior incidência de criminalidade. “A polícia deve estar mais próxima do cidadão”, disse Marcineiro.
ai24hoas