Joinville – Cerca de 62.284 alunos retornam normalmente as aulas nesta segunda-feira (27) na rede pública municipal em Joinville. A Secretaria de Educação não irá cancelar as aulas por conta do vírus da gripe A, mas foram adotados procedimentos de orientação aos diretores e professores de escolas e Centros de Educação Infantil. A saúde dos alunos deve ser observada.
A diretora executiva da secretaria, Iara Andrade Costa, explica que essas orientações têm caráter preventivo. "Não há nenhuma suspeita de casos da gripe envolvendo alunos da rede, mas por precaução reforçamos os procedimentos básicos de saúde". As salas de aula e outras dependências deverão estar bem ventiladas.
Os profissionais da educação devem observar atentamente os alunos que apresentam quadro febril. Havendo sintomas de tosse, falta de ar e de "dor de garganta" os pais devem a procurar Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento (PA’s).
As crianças dos CEI’s, por serem menores, precisam de cuidados especiais. Devido a isso, recomenda-se lavar os brinquedos e as mãos, com frequência. O mesmo cuidado com lenços descartáveis para espirros. Crianças que estejam mais frágeis devem ter atenção especial e a orientação é para que os pais evitem levá-las à unidade escolar, dessa forma evita a circulação de vírus. Caso haja necessidade de suspender as aulas, a orientação virá
da Secretaria de Saúde.
Fonte: Assessoría de Imprensa