Joinville – Nesta terça-feira (10/11) será assinado em Brasília o Protocolo Cooperação Federativa, no âmbito do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), relativo ao projeto apresentado pela Secretaria de Habitação contemplando itens como regularização fundiária, ações de melhorias
habitacionais e construção de equipamentos comunitários, em regiões abrangidas pelos rios Guaxanduva e Iririu-Mirim, nos bairros Aventureiro, Jardim Iririú e Comasa. A expectativa, é que projeto beneficie 640 famílias diretamente e mais de 5 mil famílias indiretamente.
O prefeito Carlito Merss, acompanhado do diretor-executivo da Secretaria de Habitação, Zeca Chaves, assinará o convênio durante o encontro que contará com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro das Cidades Marcio Fortes.
O projeto contará com um investimento de R$ 10 milhões e contempla também a construção de duas pontes na região. A primeira, ligando o bairro Comasa ao Jardim Iririú, por meio das ruas Victor Konder e Canoas. E a segunda, entre as ruas Ernesto Bachtold e Guaratinguetá, ligando os bairros Jardim Iririú e Aventureiro. Na área social, o projeto prevê a construção de um Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS) para a região, além de áreas de lazer.
Segundo o Secretário da Habitação, Alsione Gomes de Oliveira Filho, a principal ação deste projeto é a regularização fundiária na região. "Com a regularização, as famílias terão a posse definitiva e documentada das propriedades", ressalta. Ele também informa que a regularização da área, há muito consolidada, vai possibilitar o surgimento de uma comunidade com acesso facilitado à saúde, a educação ao lazer e a outros itens de infra-estrutura.
Fonte: Assessoria de imprensa