Projeto para reduzuir analfabetismo nas escolas

Balneário Piçarras – Uma nova prática educacional está mudando a rotina das escolas da rede municipal de Balneário Piçarras. Uma equipe multidisciplinar da Secretaria da Educação está implantando nas séries iniciais do ensino fundamental o “Método das Boquinhas”. Desenvolvido pela fonoaudióloga Renata Jardini, a iniciativa inédita em Santa Catarina é direcionada às crianças com dislexia e dificuldades de alfabetização.

O novo método está sendo implantado pelo Serviço Especializado de Apoio Pedagógico (Saep), da Secretaria Municipal da Educação, e envolve turmas das séries iniciais do novo ensino fundamental. “Os alunos freqüentam as aulas em horários opostos aos do ensino regular. Alguns que já estão em séries mais avançadas e têm dificuldades também estão participando”, explica a diretora de ensino, Jussander de Borba. Segundo ela, o método ainda sendo implementado, mas os professores já perceberam mudanças significativas.

No Centro Integrado de Ensino Fundamental (Cief), a professora Albertina Schimitt Bonato, é uma das entusiastas do “método das boquinhas”. Ela explica que as novas práticas educacionais levam os alunos a compreender a escrita através de sons, imagens e exercícios de articulação. Além de facilitar o aprendizado, a iniciativa vem promovendo mudanças de comportamento em muitas crianças. “Alguns alunos com dificuldade de relacionamento estão mais participativos e inseridos no cotidiano da escola”, avalia a professora.

O “Método das Boquinhas” foi desenvolvido pela fonoaudióloga paulista Renata Jardini e já foi implantado em diversas escolas do Brasil. “Em Santa Catarina, somos a primeira rede municipal a adotá-lo e os resultados apareceram rápido e de maneira surpreendente”, comenta a secretária da educação, Ireli Vieira dos Santos. A empolgação da equipe pedagógica e dos professores, segundo ela, reflete a eficácia das novas práticas educacionais.

ai/UNO

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes