Florianópolis – A programação do Sustentar 2009 – Fórum sobre Energias Renováveis e Consumo Responsável – está sendo apresentada em vários municípios catarinenses esta semana. A iniciativa é do deputado Pedro Uczai (PT), idealizador e coordenador do evento que este ano ocorre entre 27 e 29 de maio, na Assembleia Legislativa.
Promovido pela Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia e pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente, o Sustentar 2009 vai reunir vários especialistas da área energética e ambiental para debater a polêmica relação entre produção de energias renováveis e de alimentos. As inscrições são gratuitas e limitadas, e devem ser feitas pelo site da Assembleia (www.alesc.sc.gov.br). Acessando o link do Sustentar, basta cadastrar o login e senha e efetivar a inscrição.
Será a segunda edição do evento, que no ano passado foi destaque pelo sucesso de público e de conteúdo e resultou na edição de um livro sobre o tema. A obra “Inevitável Mundo Novo – a relação entre energias renováveis, produção de alimentos e o futuro do planeta” foi organizada pelo deputado Pedro Uczai e será lançada no dia 28, às 19 horas.
Outra novidade este ano é a criação de um blog (www.sustentar2009@blogspot.com), que é um espaço para a divulgação de notícias do evento e para a publicação de textos sobre a temática da sustentabilidade. Os interessados em publicar devem enviar seus textos para o seguinte e-mail: sustentar2009@alesc.sc.gov.br.
PROGRAMAÇÃO
27 de maio (quarta-feira)
19h
Abertura
20h
Conferência de Abertura: Meio Ambiente, Energia e Consumo
28 de maio (quinta-feira)
8h30
Mudanças Climáticas e o Futuro do Planeta
10h
Intervalo
10h15
Energias Renováveis e um Novo Marco Regulatório
12h30
Intervalo para almoço
14h
Energia Solar e Eólica
16h
Intervalo
16h15
Geração de Energia em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH's)
18h30
Intervalo
19h
Lançamento do livro "Inevitável Mundo Novo" (Pedro Uczai)
29 de maio (sexta-feira)
8h30
Energia e Alimento
10h
Intervalo
10h15
Alternativas Energéticas em Biomassa
12h30
Intervalo para almoço
14h
Novo Padrão de Consumo
16h
Política Ambiental Energética e Catarinense
Fonte:Vagner Dalbosco
Assessor de Imprensa