São Miguel do Oeste – O departamento DST/AIDS, da Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, organizou na última sexta-feira, dia 05, uma palestra preventiva para mulheres que atuam como profissionais do sexo. A atividade marca mais uma ação desenvolvida no Dia Mundial da Saúde, no município.
O evento ocorreu no auditório do SESC e abordou assuntos voltados à profissão, com orientações e medidas de prevenção. Segundo a enfermeira Juliana Pinheiro, responsável pelo Ambulatório DST/AIDS, além de palestras, as profissionais cadastradas no departamento contam com acompanhamento trimestral, incluindo exames e consulta médica.
Quem dispõem da Carteirinha Amarela pode fazer, a cada 3 meses, os exames de HIV, Hepatite, VDRL (Sífilis) e secreção vaginal, depois dos resultados em mãos as profissionais são encaminhadas para análise médica. Conforme Juliana as interessadas em ter este acompanhamento podem procurar a equipe DST/AIDS e integrar o grupo.
Na próxima terça-feira, dia 12, a equipe também fará palestra para os alunos do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, a partir das 19hs, sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST. A atividade também é alusiva ao Dia Mundial da Saúde.
Andrea Bresciani
ai/UNO