Videira – O coordenador da escolinha de karatê da Fundação Municipal de esportes de Videira (FMEV) – professor Ivonei Dambros, representou a Associação Shito-kai do Brasil, organização que dirige o karatê estilo Shito-ryu no Brasil, vinculada a Word Shito-ryu karate Federation com sede no Japão, no 28º Acampamento de Karatê, de Isla Margarita, na Venezuela.
O evento aconteceu de 10 a 12 de outubro e pela primeira vez teve convidados de outros países além da Venezuela. Além do Brasil, que foi representada por Ivonei Dambros, o Acampamento também contou com as presenças de representantes dos Estados Unidos e da Argentina. Dambros explica que a Venezuela é um dos países mais desenvolvidos no estilo Shito-ryu de karatê no mundo, tendo sido introduzido neste país pelo Mestre Shoko Sato, ainda na década de 70. “Só para se ter idéia da importância deste esporte no país, a Venezuela foi campeã do 6º Campeonato Mundial de karate Shito-ryu que aconteceu em Beijing na China no ano passado”, diz o professor videirense.
Segundo ele, o evento na Venezuela, teve a participação do mestre Shoko Sato, que introduziu o esporte naquele país e também contou com as presenças do Sensei Shota Takahashi do Japão e com dois Campeões Mundiais de Kumite (luta) da Venezula – Herrera e Pena. “Shota é um dos instrutores de karatê no Hombu Dojo (sede mundial) e campeão Japonês Universitário na modalidade de kata (formas)” aponta o professor
Para Dambros, a participação no evento, além de fortalecer internacionalmente a Associação Shito-kai do Brasil, traz para os karatecas da escolinha de karatê da FMEV, muitos benefícios técnicos, uma vez que ele pode aperfeiçoar seus conhecimentos com dois grandes professores japoneses e com dois atletas de elevadíssimo nível técnico.
Fonte: Assessoría de Imprensa