Procon fiscaliza agências bancárias em Tijucas

Tijucas – Fiscais de Direito do Consumidor do Procon de Santa Catarina e o Coordenador do Procon de Tijucas, Erivelto dos Santos, iniciaram na manhã desta quinta-feira (01) um roteiro de visitas aos bancos da cidade.

 

O objetivo é fiscalizar o atendimento ao consumidor oferecido pelas agências no que se refere a tempo na fila de espera, segurança e atendimento preferencial para idosos, gestantes e deficientes.

 

Em visita ao HSBC, a equipe de fiscalização foi recebida pelo Gerente Titular Ademir Balestrin, que ouviu as recomendações dos fiscais e apresentou a estrutura da agência, que mediante vistoria, demonstrou estar cumprindo com as principais normas da legislação.

 

Durante a conversa, os fiscais Sérgio Roberto dos Reis e Islando Bezerra de Melo Filho apresentaram as principais exigências da lei municipal, bem como das leis estadual e federal que asseguram o direito do consumidor.

 

O gerente afirmou que o banco segue as normas exigidas e que em breve a agência de Tijucas passará por uma readequação melhorando alguns pontos que ainda apresentam determinada deficiência, em especial, no tocante à segurança dos vigias.

 

“Temos consciência de alguns itens precisam ser aprimorados e por isso passaremos em breve por uma remodelação de toda a agência, a fim de inserir a agência de Tijucas no novo padrão adotado pelo nosso banco em todo o Brasil” – disse Balestrin.

 

O gerente também relatou problemas com tempo de espera por atendimento em dias críticos para o banco, tendo como destaque o período entre os dias 1 e 10 de cada mês, no qual se concentram grande parte dos pagamentos de grandes empresas da cidade.

 

“É uma situação delicada e que poderia ser amenizada com o uso dos caixas eletrônicos, que fazem grande parte dos serviços prestados pelos caixas, no entanto, a comunidade ainda não se habituou a utilizar este meio como preferencial” – comenta o gerente.

 

Ao final da reunião os fiscais percorreram as dependências da agência avaliando a condição dos banheiros que devem ser disponibilizados ao público, além do cumprimento da lei no que diz respeito à divulgação de pontos fundamentais, como tempo de espera, atendimento preferencial e outros.

 

Na ocasião o fiscal também testou o funcionamento de um aparelho de telefone disponibilizado pela agência para contato imediato com o Procon.

 

“Poucas pessoas sabem, mas este aparelho de telefone ligado automaticamente ao Procon local é uma exigência da lei de defesa do consumidor e que serve para comunicar de forma imediata qualquer irregularidade de atendimento que esteja sendo observada na agência” – disse o fiscal.

 

Ainda nesta quinta-feira (01) a equipe estará fiscalizando mais uma agência bancária, dando continuidade nesta sexta-feira (02), quando será feita a visita às agências restantes.

 

Karina Peixoto

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *