Apenas 10% das empresas obrigadas a entregar a Escrituração Contábil Digital (EDC) ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) não enviaram a declaração no prazo previsto pela Receita Federal. Este é um saldo relativamente positivo, tendo-se em vista as iniciais dificuldades de adaptação a este novo processo.
O sistema, cujo objetivo é gerar a informatização entre o Fisco e o contribuinte para facilitar o processo de fiscalização das empresas, a princípio gerou dúvidas sobre como formatar e inserir as informações no programa. Prova disso, é que cerca de 30% das companhias não têm certeza de que os seus sistemas de gestão empresarial (ERPs) tenham sido integrados corretamente ao SPED.
Este dado pode ser considerado pequeno diante das novidades e dificuldades do programa. Por isso, os softwares desenvolvidos para auxiliar a entrega dos SPEDs Contábil e Fiscal são de extrema importância para as empresas. Com estas soluções é possível, além de gerar os arquivos para o SPED, fazer a consistência e validação das informações recebidas das diversas origens, antecipando cruzamentos realizados pela Receita Federal.
O auxílio deste tipo de software vem ajudando as empresas em suas questões tributárias, com conferências periódicas qualitativas antecipadas à entrega da obrigação, identificação prévia de avisos e erros, cruzamentos e validações adicionais. Além de evitar complicações futuras com o Fisco, objetiva a minimização do nível de exposição das empresas.
Reinaldo Mendes Jr. é presidente da Easy-Way do Brasil, empresa líder em soluções tributárias, fundada em 1991.
Fonte: Assessoría de Imprensa