Laguna – No ano passado, a preferência delas foram as águas costeiras de Laguna, de acordo o Projeto Baleia-Franca, após dois sobrevoos de monitoramento. Este ano ainda é cedo pra saber, mas as primeiras visitantes foram vistas aqui. Neste final de semana, moradores da região e a polícia ambiental clicaram as primeiras baleias-francas desta temporada no Farol de Santa Marta.
Oficialmente, o período de permanência delas nas praias do litoral sul catarinense começa em julho e segue até novembro. Essa é a época em que procuram as águas calmas e mais quentes para acasalar, parir e amamentar seus filhotes.
Os mamíferos que acasalaram no ano passado estão retornando para procriar. De acordo com o Instituto Baleia Franca, o período estimado de gestação é de 12 meses. Enquanto permanecem nesta região as baleias adultas não se alimentam.
Baseado no monitoramento que vem sendo realizado nos últimos dez anos, a bióloga do Instituto da Baleia Franca, Karina Kroch, afirma que mais de cem baleias devem chegar ao litoral sul (área que compreende a APA da Baleia Franca) nesta temporada.
Desde 1987, são 670 baleias-franca catalogadas pelo Instituto.
Extinção
A baleia-franca ainda se encontra na lista nacional de animais que correm risco de extinção, conforme a última reavaliação feita pelo Ministério do Meio Ambiente.
Entretanto, Kroch salienta que esta população vem crescendo nos últimos anos. “O aumento populacional de baleias chega a 12% ao ano”, ressalta.
Curiosidades:
Adulto:
Comprimento e peso:
Fêmea: 18 metros / 60 toneladas
Macho: 15 metros / 45 toneladas
Expectativa de vida: 80 anos
Dieta alimentar: basicamente Krill. Os adultos não se alimentam quando estão em Santa Catarina.
Filhote:
Comprimento e peso: 4 metros / 5 toneladas
Dieta alimentar: leite durante o primeiro ano de vida
FOTO: Polícia Ambiental
ai/UNO