Criciúma – A primeira estação meteorológica automática do município de Criciúma foi inaugurada hoje (25), juntamente com o site da estação. Ela medirá, em tempo real, a umidade relativa do ar, velocidade do vento, temperatura máxima e mínima, quantidade de chuva, entre outros. A solenidade que contou com a presença do prefeito Salvaro, do vice Marcio Búrigo, do vice-governador Leonel Pavan, vereadores e demais autoridades, ocorreu no IPAT/Unesc.
Essa estação teve sua construção determinada pelo prefeito Clésio Salvaro, após as intempéries havidas no início do ano. Durante o ato, o prefeito assinou o projeto de lei que cria a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e o Fundo Municipal de Defesa Civil que tem por objetivo oportunizar ações rápidas e eficazes durante intempéries.
Marcio Fiori, vice-reitor da Unesc disse que o compromisso não é apenas a implantação, mas a implementação e a busca de recursos. O vice-governador mencionou que o Município está fazendo a sua parte, atendendo o bem-estar da população.
Segundo o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famcri), Julio Cezar Colombo, quando houver uma quantidade de chuva superior ao normal será emitido um alerta para o telefone da Defesa Civil Municipal. "As informações estarão disponíveis nos sites da Unesc, Famcri, Prefeitura e Epagri/Ciram", afirmou Colombo.
No site do governo municipal, um banner informará a data, hora, temperatura, velocidade e direção do vento e umidade relativa do ar. Um link levará ao site da estação o qual terá mais informações do tempo, além de fotos e informações sobre a estação.
A construção se deu através de um convênio entre o Governo municipal de Criciúma, através da Famcri, Instituto de Pesquisas Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Ipat/Unesc) e Epagri/ Ciram. Foram instalados cinco pluviômetros em cinco pontos da cidade: no antigo pátio da prefeitura, no morro Cechinel, no Morro do Céu, atrás do edifício Millenium e no terreno do Ipat, onde foram instalados todos os outros aparelhos da estação.
Fonte : Diretoria Executiva de Comunicação