Brasília – Após o sol forte que predominou durante o carnaval, a Quarta-Feira de Cinzas (17) deve ter pancadas de chuva em grande parte do país. As temperaturas, no entanto, permanecem elevadas.
A informação do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Ministério da Ciência e Tecnologia registra um canal de umidade que se estenderá entre a Amazônia e São Paulo e provocará pancadas de chuva entre as regiões Norte e Centro-Oeste, o sul do Sudeste e o Paraná. Em São Paulo, nas regiões serrana e sul do Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais, volta a condição para temporais isolados a partir da tarde.
Em Santa Catarina, a chuva isolada ficará concentrada no sul e o dia será com chuvas entre o litoral norte catarinense e o litoral paranaense, sendo que nesta área a chuva deverá ser mais significativa.
No Nordeste, o dia será quente com condições para pancadas de chuva de forma localizada, mas com chuva significativa entre o Maranhão, o oeste da Bahia e o centro-sul do Piauí.
As pancadas de chuva não devem diminuir as temperaturas na maior parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ministério da Agricultura, nos próximo quatro dias as temperaturas devem se manter elevadas. A exceção fica com o extremo sul do Rio Grande do Sul, onde deve predominar um aumento das temperaturas máximas e as mínimas tendem a cair.
Segundo a meteorologista do Inmet, Odete Chiesa, a temperatura máxima deverá ser registrada hoje no Rio de Janeiro, com 38 graus, e a mínima foi registrada no município de Urubici, em Santa Catarina, com 12 graus.
Lisiane Wandscheer/ABr