Florianópolis – O presidente da Epagri, Luiz Hessmann, recebeu o Secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, na sede da Epagri/Ciram em Florianópolis, nesta segunda-feira, 23 de setembro, que fez questão de cumprimentar pessoalmente a equipe pelo trabalho realizado durante as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina entre sexta-feira e domingo.
“Tenho certeza que a atuação da Epagri/Ciram evitou prejuízos enormes para os cidadãos catarinenses”, elogiou.
De fato. A Epagri/Ciram é órgão oficial de previsão do tempo no Estado e responsável pelo gerenciamento da rede de estações meteorológicas em Santa Catarina. Conta também com uma Sala de Situação, equipada para o monitoramento em tempo real do nível dos rios nas principais bacias do Estado. “É o esforço de uma Empresa, por meio do trabalho de profissionais dedicados e equipamentos modernos, que tem com uma de suas missões preservar a vida”, afirmou Hessmann.
Na terça-feira, 17 de setembro, a Epagri/Ciram emitiu o primeiro Aviso Meteorológico, informando a sociedade e as autoridades para o risco que se aproximava na sexta-feira. Desde então a equipe permaneceu monitorando o tempo e atualizando as previsões ininterruptamente, até a noite do domingo, quando a situação voltou à normalidade.
Rodrigues reafirmou a importância do trabalho desenvolvido pela Epagri/Ciram, destacando a presença constante do órgão nos meios de comunicação como um atestado da confiabilidade de que desfruta. Segundo ele, esse é um reflexo natural da dedicação e experiência da equipe, aliadas à tecnologia disponível. “O governador está extremamente orgulhoso pelo bom trabalho desenvolvido neste fim de semana”, finalizou o Secretário.
Na foto, da esq p/ dir, Edson Silva, gerente do Ciram, Guilherme Miranda , coordenador da Sala de Situação, secretário João Rodrigues, Hessmann e Clóvis Correia, chefe dos meteorologistas.